Leia o texto para julgar os itens 4 e 5:
Segundo a BNCC, as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e
disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Sendo possível acessar, produzir e publicar conteúdos variados em diferentes mídias como: fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 68. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).
No que se refere ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, aplicadas ao ensino da Língua Portuguesa, os gêneros textuais impressos e/ou textos em suportes físicos, cedem lugar para os novos gêneros e textos multissemióticos e multimidiáticos, visto que os estudantes do século XXI são nativos digitais.
Leia o texto para julgar o item 6:
A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021).
Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Julgue as questões a seguir:
Na BNCC cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Brincadeiras e Jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas e Práticas Corporais de Aventura. O documento afirma que essa categorização não tem pretensões de universalidade, “pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar” (BRASIL, 2018, p. 214).
Julgue as questões a seguir:
Tematizando o conteúdo “Esportes” na escola, o professor deve priorizar as aulas com vivências práticas dos movimentos específicos, evidenciando assim, as dificuldades motoras dos alunos, fazendo uso e apropriação dos movimentos estudados.
Nos termos do art. 206 da Constituição Federal, o ensino será ministrado, dentre outros, com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o
Com base no art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta um aspecto compreendido no princípio do direito à liberdade.
Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que
consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível
destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e
desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).
A quinta competência da BNCC, foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico e responsabilidade de uso. Esta competência visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender, produzir, resolver problemas e exercer o protagonismo, tanto na vida pessoal como na coletiva.
Leia o texto para julgar o item 38
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a unidade temática Números é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras.
(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 268. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: agosto de 2021).
O ensino de algoritmos para resolver operações básicas requer o domínio das características do Sistema de Numeração Decimal. O estudante precisa compreender os agrupamentos e reagrupamentos na base 10, tal conhecimento pode ser desenvolvido por meio de jogos, materiais manipuláveis, brincadeiras e resolução de problemas, dentre outras abordagens metodológicas e recursos didáticos.
A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52:
O conhecimento sobre o trabalho que é proposto pela instituição e sobre o desempenho das crianças, deve ser apresentado às famílias em um documento específico.
Julgue as questões a seguir:
O principal objetivo da interdisciplinaridade, diz respeito a compreender que o aluno/sujeito é “uno”, ou seja, ele faz parte de todos os agentes escolares. O aluno não é um ser fragmentado. Assim a Educação Física deve vivenciar atividades que priorizem a utilização do corpo em detrimento à utilização do raciocínio, pois mais importante é o aluno saber fazer.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue o item 3:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e devem garantir algumas experiências. (Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em agosto de 2021).
As experiências que envolvem recursos tecnológicos e midiáticos, não são contempladas nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, visto que podem prejudicar o desenvolvimento infantil.
Leia o texto, a seguir, para julgar à questão 60:
No contexto da pandemia COVID-19, torna-se iminente a reorganização do trabalho pedagógico, e, para isso, optamos pela adoção das aulas remotas, as quais necessitam ser planejadas com base em orientações claras, coerentes e de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, que coadunam para a efetivação de um trabalho pedagógico de qualidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina organizou o Plano de Estudos Dirigidos (PED), uma proposta de estudos remotos, que necessita da parceria com as famílias para a realização de atividades escolares em casa. Essa proposta metodológica será viabilizada por meio do uso dos livros didáticos, materiais impressos, atividades que devem ser realizadas no caderno e ainda, com o suporte de ferramentas digitais (computador ou celular) para o acesso às aulas remotas que contemplam os conteúdos curriculares em processo de consolidação pelos alunos. (Fonte: Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos (PED-PML/SME, páginas 5 e 6).
Disponível em:
http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-professores-orientacoes-ped/file, acesso em agosto de 2021.
Quanto à complexidade das atividades propostas no PED: a Secretaria Municipal de Educação orienta que o ensino remoto não deve contemplar conteúdos novos, especialmente de Português e Matemática. Quanto ao tempo de estudo remoto: a Secretaria Municipal de Educação orienta que a dinâmica das aulas desenvolvidas no contexto escolar, antes da pandemia,
deve ser seguida no planejamento do PED para o ensino e o estudo remoto, como distanciamento social e que o encaminhamento de vídeos e áudios às famílias constitui uma rica possibilidade de estreitamento de vínculos sociais e de afeto em um tempo em que é preciso “ver as coisas diferente”.
O texto abaixo foi retirado da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 33 e 34:
“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e
cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o
universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas
aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil
Os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se e imaginar.
Durante a pandemia da COVID-19, muito se tem falado sobre o conceito de médias móveis. Esse conceito também é amplamente utilizado no estudo de gráficos de preços de ativos no mercado financeiro. O propósito da média móvel é suavizar o gráfico a fim de melhor visualizar tendências de longo prazo, ignorando oscilações de curto prazo, já que estas são, muitas vezes, causadas por instabilidades momentâneas ou pela irregularidade na coleta dos dados. Há vários tipos de médias móveis, entre elas a simples, a cumulativa e a exponencial.
Para exemplificar, veja o gráfico com valores fictícios de um ativo financeiro e, em seguida, o gráfico das médias móveis desse ativo com período de 04 dias.
Veja que a média móvel simples, de um ativo financeiro, com período 04 (quatro), é calculada em cada data, tomando-se a média aritmética dos valores do ativo em quatro dias consecutivos, sendo o último dia do período igual à data desejada.
Com base nos dados das tabelas abaixo referentes ao mesmo ativo fictício, calcule o valor da média móvel com período 04 referente ao dia 24 (vinte e quatro).

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada