Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 573 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na unidade temática Vida e Evolução do ensino de ciência, conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, são objetos de conhecimento para o 4º do ensino fundamental:
(__) Cadeias alimentares simples; (__) Microrganismos; (__) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC a unidade temática “A comunidade e seus registros” do ensino de história para o 2º ano do ensino fundamental têm como objetos de conhecimento:

I- A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas;

II- A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço;

III- Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais);

IV- O tempo como medida.

 

Dos itens acima:

Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
A proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC ____________ a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a _____________ relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e ____________.

O artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, afirma que a Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se à algumas dimensões.

Das dimensões indicadas nas alternativas abaixo e com base no enunciado acima, assinale a incorreta:

Segundo o disposto na Lei nº 9.394/96, a educação escolar deverá vincular-se ao:

Com base na Lei nº 9.394/96, o sistema federal de ensino compreende:

 

(__) As instituições de ensino mantidas pela União e pelos Estados;

(__) As instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

(__) Os órgãos federais de educação.

 

Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:

Assinale a alternativa correta conforme a Lei nº 9.394/96:

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas, Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
Analise sobre a unidade temática Matéria e Energia:

I- Essa unidade temática contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia;

II- Nessa unidade temática estão envolvidos estudos referentes à ocorrência, à utilização e ao processamento de recursos naturais e energéticos empregados na geração de diferentes tipos de energia e na produção e no uso responsável de materiais diversos;

III- Um dos focos desta unidade temática é a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.

Dos itens acima:

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC descreve que são competências específicas de geografia para o ensino fundamental, exceto:

Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: “No processo da construção da noção de ____________, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, ____________ e ____________, noções fundamentais da Matemática.”

Na temática de grandezas e medidas, no Ensino Fundamental durante os anos iniciais espera-se que os alunos reconheçam:
I- Que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número; II- Resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos retangulares); III- A transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais; IV- Resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam, por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo.
Dos itens acima:

Não é uma das competências específicas de língua portuguesa para o ensino fundamental:

É correto afirmar que a inclusão da Libras como disciplina curricular, de acordo com o Decreto n.º 5.626 de 2005, deverá

Sobre o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas é correto afirmar que o(a)

Sobre a política nacional de avaliação da educação brasileira é correto afirmar que a Avaliação Nacional do Rendimento no Ensino Escolar – ANRESC – faz parte da(o)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282