Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue os próximos itens
Tendo em vista que informação constitui o principal insumo
para a mensuração do desempenho, o processo de medição
deve garantir que tal informação atenda aos requisitos
de precisão, exatidão, completude, temporalidade
e inadaptabilidade, de modo a não comprometer a qualidade
e confiabilidade do indicador.
As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo: I.Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial. II.Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas. III.Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços. Está correto o que se afirma APENAS em
Considere os dados sobre a fluxogramação de processo.

Está correta a correlação entre Etapa e sua respectiva Função em:
Centralização das decisões na figura de um executivo;
hierarquia mínima e pouca atividade de treinamento são
características que configuram o tipo de organização:
A usabilidade tem como objetivo elaborar interfaces capazes de permitir uma interação fácil, agradável, com eficácia e eficiência.
Deve induzir à criação de interfaces transparentes de maneira a não dificultar o processo, permitindo ao usuário pleno controle
do ambiente evitando que este se torne um obstáculo durante a interação. A usabilidade pode ser dividida em cinco critérios
básicos, dentre os quais NÃO consta:
Há autores que afirmam que o exercício do Accountability não é
fácil e apontam um conjunto de desafios para o seu pleno
desenvolvimento no Brasil.
É INCORRETO afirmar que esse desafio envolve:
As organizações de hoje operam em um ambiente cada vez mais dinâmico, exigindo que elas se adaptem constantemente a novas situações. Por isso, a redução dos níveis de burocratização é importante para que a organização consiga promover mudanças e melhorias nos processos de trabalho. Uma das ferramentas utilizadas para análise e melhoria de processos é o ciclo PDCA, cujo objetivo é
Entre as metodologias frequentemente utilizadas pelas organizações para implementação de seu planejamento estratégico está o
Balanced Scorecard - BSC, que propõe, entre seus princípios,
I. traduzir a estratégia em guias operacionais.
II. mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
III. transformar todos os objetivos em indicadores de natureza financeira.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com referência à evolução da administração pública e à qualidade
de vida no trabalho, julgue os próximos itens.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas buscam a
sustentabilidade. As privadas buscam a sustentabilidade de
seus negócios e as públicas buscam o desenvolvimento da
sociedade.
Sobre os modelos de Administração, é correto afirmar:
Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle
Analise o trecho a seguir:
“Neste novo cenário as redes de políticas públicas se autoorganizam.
Trocando em miúdos, auto–organização quer dizer
que as redes são autônomas e autogovernáveis, elas se
desvinculam da liderança governamental, desenvolvem suas
próprias políticas e moldam seus ambientes” R. A. W. Rhodes
(1997:52)
O autor está abordando a transição de um modelo de gestão das
políticas públicas para aquele centrado no conceito de:
A definição correta acerca de Administração Estratégica
ocorre em:
As atividades de uma entidade podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios de departamentalização. Uma das formas comumente praticadas para tal grupamento predica a colocação em um mesmo órgão de atividades da mesma natureza, ou afins, também ditas da mesma especialidade. Trata-se do critério de departamentalização
Com referência à evolução da administração pública e à qualidade
de vida no trabalho, julgue os próximos itens.
O controle por resultado objetiva a diminuição da burocracia,
substituindo o controle rígido pari passu por um controle
a posteriori dos processos administrativos.