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A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:

Com relação à responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:

1.O conceito diz respeito ao compromisso das empresas com o impacto econômico, social e ambiental resultante direta

ou indiretamente de suas atividades.

2.A coletividade abrangida pelo conceito de responsabilidade social compreende tanto o público interno (funcionários,

acionistas etc.) quanto o externo (parceiros, comunidade e meio ambiente, entre outros).

3.A participação voluntária é um aspecto central do conceito de responsabilidade social.

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmações abaixo sobre competitividade e assinale a alternativa correta.

I. Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente nas empresas.

II. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho.

Estão corretas as afirmativas:

Na gestão profissional é comum ouvir que “o que se mede, melhora". Medir e avaliar pessoas é um dos assuntos mais delicados da gestão de pessoas.

A avaliação de desempenho tem como objetivos:

Determinado cartório passou por uma profunda reestruturação organizacional e alguns níveis hierárquicos intermediários foram eliminados.

Uma das características das organizações achatadas é que:

No início do ano, servidores do departamento de patrimônio da organização pública XYZ passaram um final de semana em um hotel para planejarem os objetivos do ano. Ao final do ano, os servidores voltaram ao hotel para verificar se os objetivos foram cumpridos.

Tão importante quanto planejar é comparar os resultados obtidos com o que foi planejado, e essa função administrativa de monitoração é denominada:

Em todas as organizações, os administradores desempenham funções e papéis que lhes são próprios. Para desempenhá-los, o administrador deve possuir habilidades de três tipos: humanas, técnicas e conceituais. Essas habilidades são exigidas com maior ou menor intensidade, dependendo do nível organizacional em que o administrador atua.

Assim, é correto afirmar que:

A análise SWOT, também chamada em português de análise FOFA, é uma das ferramentas mais difundidas nos processos de planejamento estratégico. A análise SWOT permite compreender a situação da organização em seu ambiente de atuação e subsidiar escolhas estratégicas futuras. Utilizando a análise SWOT, uma empresa identificou que o envelhecimento da população brasileira poderia abrir espaços para inovar e utilizar suas linhas de produção automatizadas para desenvolver e colocar no mercado novos equipamentos de cuidados médicos domiciliares (home care).

Para identificar essa possível estratégia, a empresa relacionou

Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos.

Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.

II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.

III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.

Está correto o que se afirma em

No que tange ao conceito de Gestão por Processos, um fabricante de automóveis pode considerar como um macro processo de seu negócio

Uma das principais contribuições da estrutura matricial para o projeto é a de que ela permite

O planejamento é a função administrativa de maior importância para o sucesso da organização. Uma empresa sem planejamento não consegue definir corretamente as suas metas e nem reunir esforços ou recursos para conquistar seus objetivos. Por outro lado, uma organização que consegue elaborar corretamente o seu planejamento, minimiza os riscos e maximiza o alcance de seus resultados. Sobre o processo de planejamento no nível institucional ou estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É projetada a longo prazo, focalizando o futuro e o destino da organização.
( ) Envolve cada departamento ou setor, em separado. ( ) Resulta em ações específicas, pois focaliza o imediato/presente.
( ) Envolve a organização como um todo e propõe ações globais.
A sequência está correta em

Todas as organizações necessitam de líderes, seja no nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto, apesar da liderança ser uma característica de extrema importância para o administrador ou gestor, o fato é que estes profissionais nem sempre possuem as características de um verdadeiro líder. O líder nasce de um grupo social e é geralmente dotado de uma capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a peça-chave em situações de grande importância para qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta por White e Lippit, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder.
( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo.
( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para a tomada de decisões, com mínima intervenção.
A sequência está correta em

É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia.
Esse sistema organizacional compreende a estrutura

No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:

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