A gestão democrática está disposta no Art. 206, Inciso VI da Constituição Federal, bem como nos Art. 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em relação à Gestão Democrática, analise as afirmativas a seguir.
I. É oferecida com ampla autonomia na instituição de ensino para definirem em conjunto as necessidades, peculiaridades e especificidades, de como será operacionalizada a gestão.
II. Esta forma de gestão está ligada à ideia de coletividade, participação, representatividade e democracia.
III. É uma prática pensada preferencialmente para as escolas privadas, uma vez que a gestão das escolas públicas ocorre pelo Poder Público.
Assinale a alternativa correta.
Considerando que a gestão democrática pressupõe a mobilização e a organização das pessoas para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais, o trabalho dos/as diretores/as escolares se assenta sobre a capacidade de influenciar a atuação de pessoas (professores/as, funcionário/as, alunos/as, pais/mães,outros) para a efetivação desses objetivos e o seu
envolvimento na realização das ações educacionais necessárias para sua realização (Lück, 2009).
O excerto citado trata do seguinte componente da gestão escolar:
A gestão democrática da escola pública resulta de um processo histórico que começou a tomar forma institucional-legal a partir da década de 1980, quando a sociedade civil organizada lutava pela (re)democratização do país. A gestão democrática do ensino público é instituída pelo/a:
Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos
educativos e pedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva.
Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta
Buscar a superação das situações que distanciam o discurso da ação, implica entender os espaços possíveis de democracia participava no interior da escola.
Para tanto, é premente entender a relação entre a gestão democrática da educação pública determinada pela Constituição Federal/88 e os dispositivos da LDB/96.
Com a democratização da gestão, a escola deve deixar de ser uma instituição meramente burocrática para se tornar um instrumento de efetivação da intencionalidade política e pedagógica norteada por princípios que se fundamentem nos objetivos educacionais pensados pela comunidade escolar.
Neste sentido, a preocupação central da gestão escolar deve ser a de contemplar os interesses e as necessidades da maioria da população, uma vez que democratizar a gestão deve significar promover participação efetiva da comunidade na escola para poder pensá-la para além de seus muros.
Assim, a escola reveste-se de uma dimensão política que lhe é específica, que é:
A descentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:
A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:
É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:
Segundo Saviani em Escola e Democracia, asteorias não críticas entendiam a educação como um instrumento de equalização social e mantinham a crença no poder da escola e a esperança de que se pudesse corrigir a distorção expressa no fenômeno da marginalidade. Houve um amplo movimento de reforma, cuja expressão mais típica ficou conhecida sob o nome de escolanovismo e cuja implantação no Brasil deu-se por meio de um documento intitulado:
É um princípio constituidor da gestão democrática:
Ao elaborar um projeto político pedagógico, é preciso não esquecer os seus princípios norteadores. NÃO fazem parte desses princípios:
Gutierrez e Catani, no livro Gestão Democrática da Educação:
atuais tendências, novos desafios, afirmam que
a participação na administração da escola pública está,
pelo menos teoricamente, garantida por meio do funcionamento
do Conselho de Escola. Os autores apresentam
o resultado de uma pesquisa realizada por Daniel Flores
que objetivou conhecer as razões do mal funcionamento
do Conselho de Escola ou, porque esse colegiado não
atinge a participação, transparência e democracia que,
do ponto de vista formal, poderia atingir. Dentre outras
questões, a pesquisa citada concluiu que
Para que se possa pensar na atuação do diretor na construção de uma Gestão Democrática, antes é necessário compreender o que é gestão escolar. A gestão escolar é o termo que passou a substituir o termo administração escolar, significando uma alteração conceitual, uma vez que envolve a participação da comunidade nas decisões que são tomadas na escola. Como elementos constitutivos dessa forma de gestão, podem ser destacados: participação, autonomia, transparência e pluralidade. Sobre esses pontos, relacione as informações abaixo:
1. Participação
2. Autonomia
3. Transparência
( ) Quatro dimensões são articuladas e relacionadas entre si, consideradas fundamentais para a escola na organização do trabalho educativo: Financeira, Administrativa, Pedagógica e Jurídica.
( ) Deve ser garantida a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A escola, concebida como uma instituição de responsabilidade de todos - professores, pais, agentes educacionais, comunidade e equipe gestora que participam efetivamente nos processos de tomada de decisão, tem maiores possibilidades de diminuir ou evitar o abandono, a evasão e a repetência de estudantes.
( ) Elemento constitutivo da Gestão Democrática, revela-se no livre acesso à informação.
A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:
No processo de gestão democrática, o Conselho Escolar se configura como:
I. Segmento externo, responsável pela elaboração e execução da proposta pedagógica da escola.
II. Colegiado que reúne diferentes segmentos da comunidade escolar, com funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora.
III. Segmento independente da comunidade escolar, com membros exclusivamente externos ao processo.
IV. Órgão que proporciona a participação da sociedade civil em instâncias públicas.
Dentre as definições estão corretas:
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), o exercício
de práticas de gestão democrática e participativas a serviço
da organização escolar que melhor atenda à aprendizagem
dos alunos requer conhecimentos, habilidades e
procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve,
ao mesmo tempo, processos de mudança nas formas de
gestão e mudança nos modos individuais de pensar e
agir. Em razão disso, de acordo com os autores, a formação
docente