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A Gestão Democrática se da nas escolas por meio de alguns elementos básicos tais como:

I) Constituição do Conselho escolar e das demais Instancias Colegiadas.

II) Elaboração do Projeto Politico Pedagógico (PPP) de maneira coletiva e participativa

III) A não definição e fiscalização das verbas escolares, pela comunidade escolar, tais bem como a divulgação na prestação de contas.

Está CORRETO afirmar que:

A escola pública democrática cumpre a sua função social e política quando assegura:

Das alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente o modelo de democracia cuja experiência mais marcante e conhecida foi a da Grécia Antiga. Esse modelo, conhecido como democracia direta, é

Sabendo que a Assistente de Gestão Escolar de sua escola tem o domínio da legislação escolar, uma professora lhe consulta sobre a quem deve encaminhar um processo de abertura de uma escola de educação infantil. A Assistente, com base nos artigos 11 e 18 da Lei Federal n 9.394/96, a orienta corretamente, esclarecendo que

Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência correta. ( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.
( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.
( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

Dentre outras, são condições para uma escola democrática:

I. O livre fluxo das ideias, independentemente de sua popularidade, que permite às pessoas estarem tão bem informadas quanto possível.
II. O uso da reflexão e da análise crítica para avaliar ideias, problemas e políticas.
III. Preocupação com a dignidade e os direitos dos indivíduos e das minorias.
IV. A organização de instituições sociais para promover e ampliar o modo de vida democrático.

Está correto o que se afirma em

A atuação do supervisor junto à comunidade escolar no processo educacional deve ser de:

Em um diário de campo de um gestor pedagógico estava escrita a seguinte indagação:

Como planejar de modo a considerar a flexibilidade inerente aos processos educativos? Um ponto de partida é tomar como base a realidade não idealizada. É fazer uma leitura madura do contexto para ver necessidades, limites e possibilidades de atuação. E como a análise da conjuntura é uma leitura difícil, é melhor fazê-la em conjunto com todos os segmentos da escola.

A leitura do trecho acima nos permite afirmar que

A respeito do entendimento sobre participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, assinale a opção que determina o conceito.

Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar

em qualidade de ensino e de serviços prestados à

sociedade em constante transformação. A qualidade dos

serviços oferecidos por meio da educação depende da

qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca

ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar

uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,

na perspectiva da gestão participativa, pode

contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na

escola e, para isto, é necessário

Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando:

O Conselho Escolar

No capítulo III da seção I (Da Educação), no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, são enumerados os princípios a partir dos quais o ensino deverá ser ministrado no Brasil.

Analise os seguintes princípios

I. igualdade de condições para o acesso, mas não para a permanência na escola.

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

IV. gratuidade do ensino público em estabelecimentos privados.

V. gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

VI. garantia de padrão de qualidade.

Em conformidade com o artigo 206 da Constituição Federal de 1988, estão corretos apenas os princípios

São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,

Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?

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