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A gestão democrática constitui-se em instrumento de horizontalização das relações e convivência colegiada, o que requer:

O princípio da gestão democrática é marcado por várias características. Porém, o que dá sustento a essa perspectiva de gestão, que está amplamente amparada pela legislação brasileira, é (são):

A gestão democrática da escola fortalece e consolida meios de participação da comunidade em decisões escolares. Sobre esta temática é correto afirmar:

Ao se referir às concepções de educação, José Carlos Libâneo (1989) registra: Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a contribuição da escola pública para a __________________da sociedade (isto é, humanização do homem em todas as suas dimensões) está na realização de seu papel social e político de difusão de cultura a todos". Complete com a alternativa CORRETA que completa a citação:

A gestão democrática como um princípio da educação brasileira deve ser efetivada na escola com

Analise os seguintes procedimentos para uma escola democrática e transformadora e assinale com V os verdadeiros e com F os falsos.

( ) Orientar e prestar informações à comunidade escolar sobre as normas vigentes.

( ) Utilizar a avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem.

( ) Mudar a cultura da reprovação indignando-se com o fracasso e valorizando o sucesso do aluno.

( ) Romper com as rotinas e pré-julgamentos sem medo de errar.

Assinale a sequência correta.

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Os conceitos de grupo e de equipe são iguais, quando se trata dos resultados de uma instituição.

São princípios da gestão escolar democrática:

I- Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

II- Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.

III- Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.

IV- Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.

V- Formação continuada para desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Na perspectiva de gestão democrática, o conselho de classe, como instância colegiada, é um espaço de avaliação:

A garantia da indicação de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação e implementação do plano de gestão da escola constituem aspectos da:

O diretor de uma escola municipal adotou procedimentos que promoveram mudanças sociopolíticas relevantes. Constata-se, nessa escola, que a gestão da educação adquiriu outras características e que foram implantados processos democráticos, entre eles:

Com base nessas afirmações, são fundamentais para o funcionamento da gestão democrática no ensino:

I. A gestão pautada pela transparência, com divulgação ampla de todas as informações necessárias para o debate do assunto em pauta.

II. As reuniões pedagógicas pautadas pelo diálogo franco, aberto e responsável de todos os envolvidos na comunidade escolar.

III. As relações, entre as pessoas envolvidas no processo, baseadas no princípio da alteridade, do respeito e da colaboração.

IV. As reuniões dos membros marcadas sempre em caráter de urgência e as pessoas participando com suas opiniões individuais sobre o assunto.

Estão corretas as afirmativas:

“As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. [...]. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares." (OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2008, pág. 6)

Porém, a eleição direta para diretores não pode conter em si a garantia da democracia, tendo em vista que, muitas vezes, aprofunda relações hierarquizadas no interior das escolas entre o grupo vencedor e o grupo derrotado no certame.

Segundo Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos começa:

A existência de um Conselho Escolar na escola pública é uma prática relacionada à

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