Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos não está vinculada diretamente ao ciclo de vida dos documentos de arquivo e ocorre paralelamente às três idades documentais.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se
seguem.
A fase de destinação de documentos, em um programa de gestão de documentos, é mais complexa que as fases anteriores, por envolver a avaliação de documentos que devem ser encaminhados para o arquivo ou o descarte.
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
Na fase de produção de documentos, o arquivista deve evitar a duplicação e a emissão de vias desnecessárias, além de poder sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários.
Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.
A gestão da informação parte do pressuposto de que a informação é um recurso tão importante quanto os recursos materiais, financeiros e humanos e deve, por isso, receber o mesmo tratamento.
Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos compreende a definição de uma política arquivística, a designação de responsabilidades e o planejamento do programa de gestão.
Gestão de arquivos ou Gestão Documental, é um conjunto de atividades desenvolvidas, desde a criação do documento até a sua destinação final. Dadas as seguintes afirmações,
I. A melhor forma de arquivar e recuperar documentos é por assunto.
II. A eliminação de documentos é legal.
III. Um número maior de pessoas e materiais serão utilizados para manter as informações organizadas e preservadas.
IV. A administração pública não necessita de uma política de arquivos.
V. A função do arquivo é manter a documentação fora do alcance da população.
estão corretas
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos.
Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.
Assinale a alternativa que apresenta as idades arquivísticas nas quais a gestão de documentos atua.
As atividades técnicas ligadas ao processo de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento corrente e intermediário, com vistas ao recolhimento, à guarda ou à eliminação, definem, de acordo com a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991,
Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos privilegia o tratamento dos documentos com valor secundário, aqueles que terão guarda indefinida.
Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.
O programa de gestão de documentos fundamenta-se em alguns princípios, entre eles, o do respeito à teoria das três idades documentais.
Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.
Criação, difusão e descrição são as três fases do programa de gestão de documentos.
A Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, considera gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à: