Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 353 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de documentos.

A classificação de documentos tem um instrumento específico para ser realizada nos arquivos, que é denominado plano de destinação.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.

A gestão de documentos não se aplica a documentos eletrônicos.

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Na fase da destinação de um programa de gestão de documentos, ocorre a avaliação dos documentos.

No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos é uma condição necessária para a restauração de documentos de arquivo.

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de documentos.

Ao se implantar um programa de gestão documental, o acesso aos documentos que apresentam valor imediato será restrito ao usuário interno.

Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.

I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.

II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.

III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

Está correto o que se afirma em:

O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados.

O documento, para que tenha valor secundário, deve ser

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de documentos.

Quando o protocolo remete documentos aos setores de trabalho para estes decidirem sobre a matéria contida nesses documentos, ele realiza uma de suas principais atividades, que é o registro.

Com base no dispositivo do Decreto no 7.845, de 14 de novembro de 2012, foi desenvolvido pelo Estado, para uso exclusivo em interesse do serviço de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal na cifração e na decifração, o(a)

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

Sucedem ao recebimento do documento no protocolo as seguintes rotinas: difusão, avaliação e descrição.

A Gestão de Documentos, que se constitui em um importante instrumento de qualidade da administração pública, é uma determinação recente no Brasil, que tem como base legal fundamental a(s)

A Gestão de Documentos Arquivísticos, entendida enquanto instrumento de racionalidade administrativa dos documentos produzidos e acumulados pelos estados modernos, tem em sua estrutura de fundamentação, o(a)

De acordo com a Lei de Arquivos (Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991), gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, bem como:

O controle do fluxo de documentos de uma instituição desde sua criação até a destinação final chama-se

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282