A documentação envolve técnicas de, EXCETO:
Racionalizar a produção de documentos e normalizar os procedimentos relacionados com sua avaliação e destinação, promovendo a transparência administrativa e agilizando o processo decisório, são, no âmbito do poder público, alguns dos objetivos
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação.
O nível mínimo, um dos quatro níveis de aplicação de um programa de gestão de documentos, compreende
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
Um código de classificação de documentos de arquivo é elaborado na fase de produção de documentos de um programa de gestão de documentos.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
A incorporação é considerada uma das fases mais importantes de um programa de gestão de documentos.
A fase da gestão de documentos que compreende a elaboração do instrumento de classificação dos documentos de arquivo é a da
Dentro dos acervos arquivísticos, a correspondência é um dos gêneros de documentos escritos que merece tratamento especial por ter relevância intermediária nas ações administrativas. Dadas as afirmativas seguintes,
I. A correspondência classifica-se em interna e externa.
II. Correspondência interna são os memorandos, despachos, circulares.
III. Correspondência oficial – trata-se de assunto de interesse específico de uma instituição.
IV. Correspondência particular – trata-se de interesse pessoal dos servidores da instituição.
V. Correspondência externa – trocada entre uma instituição e outras entidades, como cartas, ofício, telegramas.
Verifica-se que estão corretas
Dentro de uma entidade que produz bens ou serviços, a informação é uma ideia ou conhecimento. Para que seja transmitida necessita de um suporte que é o meio no qual a informação é registrada. No momento em que esse registro ocorre em um suporte, origina-se um documento. Esses documentos são colecionados em um arquivo. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa que não tem relação com o conceito de arquivo.
Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.
A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.
Os arquivos que têm sob sua guarda os documentos resultantes da experiência humana em um campo específico, independentemente de seus suportes, como, por exemplo, os arquivos de engenharia e os arquivos hospitalares, são denominados:
A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas. Assinale a opção que identifica uma de suas fases básicas.
No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A gestão de documentos ainda não é legalmente reconhecida no Brasil.
Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.
Na fase de produção, o arquivista pode, entre outras atividades, sugerir a criação ou extinção de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos; e participar da seleção de recursos humanos para área arquivística.
Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.
A fase de utilização refere-se às atividades de controle, organização e acesso a documentos em fase corrente, incluindo-se arquivamento, recuperação e descarte de documentos e informações.