Alguns fatores determinam o recolhimento dos acervos. Nas alternativas abaixo, qual característica NÃO se encaixa nesse rol de fatores:
A etapa na gestão de documentos em que é tomada a decisão por seu arquivamento ou por sua eliminação é a
Sobre o método alfabético de arquivamento, considere as seguintes afirmativas:
1 - Os artigos e preposições são considerados parte integrante do último sobrenome.
2 - Os nomes que exprimem grau de parentesco não são considerados parte integrante do último sobrenome.
3 - Nomes orientais (japoneses, chineses e árabes) são ordenados (registrados) como se apresentam, na ordem direta.
4 - Nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser registrados como se apresentam (ordem direta).
Assinale a alternativa correta.
A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso, em que deve ser tomada uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. Constituem objetivos da gestão de documentos, exceto:
Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. As sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação, são conhecidas como gestão de documentos.
Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. A produção de cópias dos documentos expedidos deve ser de responsabilidade do encarregado da expedição.
A Produção de Documentos integra uma das fases da gestão de documentos, caracterizada por:
I. Organização, classificação, distribuição e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
II. Geração de documentos, visando evitar a criação ou reprodução de documentos desnecessários.
III. Avaliação de documentos acumulados nos arquivos de forma a estabelecer seus prazos de guarda ou eliminação.
IV. Elaboração de documentos em decorrência das atividades da organização.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
O nome dado ao conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação possibilita a eficiência e a eficácia na produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e destinação de documentos, é sistema de
Ao definir procedimentos para o desenvolvimento de atividades de protocolo para a Administração Pública Federal, a Portaria Interministerial MJ/MP Nº 1.677, de 7 de Outubro de 2015, trata da “juntada", que é a união de processo(s) a processo ou de documento(s) avulso(s) a processo, realizada por anexação ou apensação.
Em relação a esse procedimento, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Os documentos de arquivo são classificados de acordo com a sua função.
A respeito de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Ocorre o arquivamento quando uma autoridade determina a guarda do documento depois de cessada a sua tramitação.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Expedição é a remessa dos documentos às unidades responsáveis sobre a matéria neles tratada dentro do próprio órgão.
Acerca da elaboração de contratos e da gestão de arquivos e documentos, julgue o item a seguir.
Considera‐se como gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, à sua tramitação, a seu uso, à sua avaliação e a seu arquivamento.
A designação de responsabilidades é um dos fatores que garantem o êxito da gestão arquivística de documentos. Nesse sentido, as autoridades responsáveis terão o dever de assegurar o cumprimento das normas e dos procedimentos previstos no programa de gestão. As responsabilidades devem ser distribuídas a todos os servidores de acordo com a função e a posição hierárquica. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas: ( ) Direção superior: é a autoridade máxima responsável pela viabilidade da política de gestão arquivística de documentos. A ela caberá apoiar, integralmente, a implantação dessa política, alocando recursos humanos, materiais e financeiros e promovendo o envolvimento de todos no programa de gestão arquivística. ( ) Profissionais de arquivo: são os responsáveis pelo planejamento e implantação do programa de gestão arquivística, assim como pela avaliação e controle dos trabalhos executados no âmbito do programa. Além disso, os profissionais de arquivo são responsáveis pela disseminação das técnicas e da cultura arquivística. ( ) Gerentes de unidades ou grupo de trabalho: são os responsáveis pelo projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação nos quais os documentos arquivísticos digitais são gerados e usados, e pela operacionalização dos sistemas de computação e de comunicação. ( ) Usuários finais: são os responsáveis, em todos os níveis, pela produção e uso dos documentos arquivísticos e suas atividades rotineiras, conforme estabelecido pelo programa de gestão. ( ) Gestores dos sistemas de informação: são os responsáveis por garantir que os membros de suas equipes produzam e mantenham documentos como parte de suas tarefas, de acordo com o programa de gestão arquivística de documentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná é o instrumento normatizador das atividades de classificação, arquivamento e destinação de documentos produzidos e recebidos pela Administração Pública. Com base no Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas: ( ) Tabela de temporalidade é o registro esquemático do ciclo de vida dos documentos, determinando os prazos de guarda no arquivo corrente, intermediário e permanente. ( ) Os documentos com valor primário apresentam interesse cultural, científico, tecnológico ou histórico. ( ) A Comissão Setorial de Avaliação de documentos será constituída por sete membros e seus suplentes. ( ) O critério utilizado para classificação de documentos é o conteúdo do documento, ou seja, o assunto. ( ) Recolhimento é o encaminhamento dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.