No uso da ferramenta livre para descrição de documentos, o AtoM (Acess to Memory), quem detém o menor número de permissões é o
Documentos reunidos com valor primário, em processo de tramitação ou não, consultados frequentemente na entidade que os produziu e os administra, denominam- se arquivo
Considerando a gestão documental e sua relação com o ciclo de vida dos documentos e com a teoria das três idades, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a gestão de documentos é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento.
( ) Indolfo (2007) compreende que a vinculação entre a classificação e a avaliação documental é primordial para garantir o controle dos fluxos informacionais, o acesso e a disponibilização da informação.
( ) A teoria das três idades é representada, conforme elucida Medeiros e Amaral (2010), pelas fases estipuladas para o trânsito dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O arquivo intermediário caracteriza-se por conter
No âmbito de uma política de descrição documental, Heloísa Liberalli Bellotto recomenda dar-se prioridade
Atenção: Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que possam produzir os mesmos efeitos legais dos documentos originais, responda às questões de números 56 e 57.
Quanto à cromia, recomenda-se
Os procedimentos de arquivo e protocolo, tanto físicos quanto digitais, são particulares para cada empresa privada ou pública. Não existe um padrão para todas as organizações, de forma que cada empresa adota o que considera mais adequado, estabelecendo seu próprio padrão. Porém o que é comum são os estágios de evolução dos arquivos. De acordo com as alternativas a seguir marque a opção correta sobre a evolução dos arquivos.
Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa proporcionar a facilidade de guarda e pesquisa. No trabalho secretarial, os métodos de uso mais comuns são: Alfabético, Geográfico, Numérico (simples, cronológico, decimal...) e por Assuntos. Analise as afirmativas.
I. Método Alfabético – Consiste na organização do material tendo por base o nome de uma pessoa ou empresa, constante do documento ou material que será registrado (neste caso o nome passa a ser o elemento principal de classificação) e depois colocado em sequência alfabética.
II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação.
III. Método por Assuntos – Sua aplicação requer planejamento prévio. Também conhecido por método específico, é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo.
IV. Método Geográfico – Este método de arquivamento é do sistema direto, pois a consulta é feita diretamente no arquivo. É muito utilizado nos casos de empresas que mantêm correspondência com filiais e ainda para firmas que trabalham com reembolso postal, transporte de cargas e mercadorias etc.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Para Rousseau e Couture, a arquivística moderna possui três princípios que a fundamentam: o princípio da territorialidade; o princípio da proveniência; e o princípio da abordagem das três idades. Considerando esses princípios, assinale a alternativa incorreta.
Quanto às fases da gestão documental, assinale a alternativa correta.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
O sistema consiste em descentralizar somente os arquivos com as demais atividades de controle, isto é, os arquivos setoriais encarregam-se do arquivamento propriamente dito.
O protocolo é caracterizado pelo conjunto de operações visando o controle dos documentos que ainda tramitam em um determinado órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos. A atividade de protocolo é típica da fase
Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e mantidos sob a guarda por uma determinada organização, pessoa física ou jurídica, no desempenho de suas atividades. Assim, o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário, servindo como prova legal ou fonte de informação histórica, é o do tipo:
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
O uso do arquivamento horizontal é desaconselhável nos arquivos correntes, uma vez que, para se consultar qualquer documento, é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o que dificulta a localização da informação.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
No arquivo corrente, predomina o valor informativo dos documentos.