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Dentre os diversos atos normativos que tratam do ensino nas escolas brasileiras, merece destaque a Lei n. 10.639, que versa sobre:

O reconhecimento da importância da história afro-brasileira foi sedimentado pela Lei n. 10.639/2003. De acordo com a legislação em vigor, esse reconhecimento objetiva:

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“regime político em que uma única pessoa - o rei - exerce o poder de uma forma absoluta, sem quaisquer limites jurídicos ou de qualquer outra natureza."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Tê-lo significa ser o único a fabricar, vender ou explorar um produto qualquer. Portanto, quando aquele que detém o produto não tem concorrentes."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

A arte de hoje é composta por arte moderna (e, às vezes, até arte clássica) e arte contemporânea. Além do mais, algumas das principais figuras da arte contemporânea já morreram: Yves Klein, por exemplo, e Andy Warhol. A arte contemporânea não pode, portanto, ser reduzida à arte de artistas vivos, já que ela inclui artistas já falecidos e não inclui grande parte da produção artística atual. Arte contemporânea é uma categoria estética de arte, um tipo de gênero artístico, mas em um sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de gênero: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias.

 

                Nathalie Heinich. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 4, 02:373-90, out./2014, p. 376.

As intervenções artísticas visuais urbanas têm estado cada vez mais presentes nos grandes centros. Sua difusão retoma discussões sobre o lugar da autoria, o papel político-social das artes, a ocupação dos espaços urbanos e os efeitos da mercantilização da obra artística; Banksy é um dos principais nomes dessa vertente.

A arte de hoje é composta por arte moderna (e, às vezes, até arte clássica) e arte contemporânea. Além do mais, algumas das principais figuras da arte contemporânea já morreram: Yves Klein, por exemplo, e Andy Warhol. A arte contemporânea não pode, portanto, ser reduzida à arte de artistas vivos, já que ela inclui artistas já falecidos e não inclui grande parte da produção artística atual. Arte contemporânea é uma categoria estética de arte, um tipo de gênero artístico, mas em um sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de gênero: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias.

 

 

                Nathalie Heinich. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 4, 02:373-90, out./2014, p. 376.

As relações entre arte e projetos políticos foram claramente definidas no século XIX e permaneceram no século XX. Nesse sentido, a expansão do Expressionismo Abstrato, no contexto da Guerra Fria, conecta-se à política de expansão cultural norte-americana, que teve na ação do MoMA importante impulsionador, uma vez que os museus estabeleceram-se, ao longo do século XX, como um dos principais definidores do que seria arte.

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “vilas e cidades no Brasil colonial” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“É a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. Esta ciência analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. "

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

O Ensino de História, ao se trabalhar a temática “o vaqueiro e a pecuária” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo".

O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de“Pai da História”. Trata‐se de

Nas condições do mundo contemporâneo, o saber histórico em sala de aula requer que o professor, além do razoável domínio dos conteúdos a serem ministrados, tenha a sensibilidade e disponha das condições necessárias para oferecer aos seus alunos um material didático‐pedagógico diversificado e o apoio de outras áreas do conhecimento. Assim, uma aula de história mais interessante e educativa poderia envolver o(a)

A Resolução nº 04 de 2009, para uma Política nacional de educação inclusiva, estabelece que a Educação Especial se realiza:

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