De acordo com o Decreto n° 1.171 de 22/06/1994, analise as afirmações:
I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.
II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Assinale a opção CORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA.
É vedado ao servidor público:
A respeito de ética, considere as seguintes afirmativas:
1.A ética empresarial fortalece uma empresa.
2.Ética e lucro são incompatíveis.
3.Ética empresarial é uma tendência atual das instituições, organizações e empresas.
Assinale a alternativa correta.
Com base no Decreto n.º 1.171/1994, assinale a alternativa correta acerca das comissões de ética.
Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana, onde cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos e condutas éticas. A partir da análise da afirmativa, pode-se CONCLUIR que a ética é construída por uma sociedade com base nos valores:
Acerca da ética no serviço público, julgue o item seguinte.
Os critérios morais subjetivos são determinantes para a aplicação dos preceitos éticos no âmbito do serviço público.
Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue os itens seguintes.
A atuação da comissão de ética deve ser provocada privativamente pela autoridade competente de cada órgão.
Aristóteles distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. Um vício é um sentimento ou uma conduta excessivos, ou, ao contrário, deficientes. Uma virtude é um sentimento ou uma conduta moderados. A partir do trecho anterior, assinale a alternativa que apresenta, nesta ordem: uma virtude, um vício por excesso e um vício por deficiência.
Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte.
De acordo com a teoria de Maquiavel, os fins justificam os meios. No entanto, a moralidade da Administração Pública não deve ser limitada à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. A moralidade do ato administrativo deve ser fruto do equilíbrio entre legalidade e finalidade.
Abordando o tema da Administração Pública na CRFB, é incorreto afirmar que:
Após instituída uma Comissão de Ética no Setor Público, a penalidade que esta pode aplicar ao servidor é a de
Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei n° 8.429/1992 e os atos de improbidade administrativa.
Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue os itens que se seguem.
Os termos moral e ética têm sentidos distintos, embora sejam
frequente e erroneamente empregados como sinônimos.
Usurpar o exercício de função pública, sem auferir vantagem, é crime punido com: