Assinale a alternativa que apresenta princípios éticos expressamente elencados no Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
O funcionário público que recebe para si diretamente, ainda que fora da sua função, mas em razão dela, vantagem indevida no valor de R$ 10.000 (dez mil reais), pratica crime de:
A ética normativa estuda
A Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8429/92) determina que:
Julgue o próximo item, a respeito dos poderes e deveres do administrador público.
O dever de prestar contas abrange não apenas os administradores de órgãos e entidades públicas, mas também os de entes paraestatais.
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
De acordo com os conceitos, valores e princípios éticos e morais, bem como com as disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item a seguir.
O agente público competente que deixar de proporcionar condições de acessibilidade a servidor público cego, deixando-o sem condições de realizar sua função pública, atentará contra o princípio da legalidade, constituindo tal conduta ato de improbidade administrativa, sem prejuízo das demais responsabilidades.
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. São características esperadas em um servidor ético, exceto:
Julgue o seguinte item, a respeito da ética no serviço público.
O servidor que alegar desconhecimento de alguma norma de serviço ou legislação inerente ao órgão em que atua contrariará os preceitos fundamentais de ética do setor público.
No que se refere à ética na função pública, assinale a alternativa correta.
O exercício da função pública deve ser feito sempre atrelado ao interesse público, buscando o bem comum. Nesse sentido, no exercício das mais diversas funções públicas, o agente público deve:
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
A corrupção vai de encontro à moralidade, sendo um dos motivos que podem levar à demissão do servidor público.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
Para um servidor público, são consideradas atitudes éticas, exceto:
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. Para o servidor público, são consideradas atitudes éticas, exceto: