Acerca de ética, moral e exercício da cidadania, julgue os itens a seguir.
I - A boa fé pauta‐se como um dos princípios básicos e essenciais a uma vida equilibrada do cidadão na sociedade, portanto deve‐se agir com desídia no respeito às normais morais e no cumprimento das obrigações profissionais.
II - O funcionalismo público e seus servidores devem primar pelo princípio da impessoalidade, intimamente ligado ao princípio da igualdade.
III - A moralidade é um dos principais valores que definem a conduta ética, não só dos servidores públicos, mas também de qualquer indivíduo. O princípio da moralidade na Administração Pública deve abranger a ideia de que o fim é sempre o bem comum, ou seja, compreender que não deve se limitar às motivações individuais ou particulares. Em algumas situações, existe a legalidade, mas pode não haver a moralidade; um bom exemplo está na inexigibilidade de licitação.
IV - A falta de respeito ao padrão moral implica, por conseguinte, uma violação dos direitos do cidadão, comprometendo, inclusive, a existência dos valores dos bons costumes em uma sociedade.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca de ética e função pública, julgue os próximos itens. I A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. II O compromisso moral incondicional com os interesses do cliente deve permear a conduta de todo profissional em função pública. III Na função pública, o profissional deverá exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo direitos, bens e interesses de clientes, instituições e sociedades e estando sempre disposto, em face do seu compromisso com a entidade que representa, a abdicar de prerrogativas e serviços que lhe forem confiados. Assinale a alternativa correta.
A respeito de ética, princípios e valores que devem nortear uma instituição pública, julgue os seguintes itens. I O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 (CF) estabelece que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer aos seguintes princípios: lealdade; impessoalidade; finalidade; igualdade; e eficiência. II Considerando a ética como a reflexão sobre a ação humana, entende‐se que a responsabilidade social (e ambiental) trata a empresa como um indivíduo e tenta direcionar, apontar e mostrar quais ações são mais adequadas em termos sociais e ambientais. III Ética profissional é o conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão, ou de uma determinada função na sociedade, e inclui a convivência com colegas de profissão e de trabalho, com clientes, fornecedores, instituições e pessoas que integrem uma rede de contatos profissionais. IV Valores de uma instituição são ideias fundamentais em torno das quais uma instituição foi construída. Os valores de uma instituição representam suas convicções e crenças básicas (aquilo em que a maioria das pessoas da instituição acredita), como, por exemplo: honestidade; transparência; busca permanente de inovação; e foco no cliente. Assinale a alternativa correta.
A respeito dos conceitos de ética e moral, assinale a alternativa correta.
Historicamente, constatam‐se diferentes concepções de ética. Uma delas preconiza que boas condutas são condutas úteis, isto é, que contribuem para o bem‐estar (felicidade) do maior número de pessoas. Tal abordagem é denominada de
João, servidor público federal, demonstra ter apreço por determinado grupo de pessoas, composto por seus amigos e familiares, quando o procuram durante o serviço. Sempre que essas pessoas solicitam seu trabalho como servidor público, ele as atende prontamente, com tratamento adequado.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994).
João jamais poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
São códigos de condutas que sevem de norte para que o indivíduo pratique suas ações no meio social. Isto é, são aqueles códigos e regras que aprendemos por meio do convívio social, passados de pai para filho. Tal conceito se refere à:
Julgue o seguinte item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994).
A conduta do servidor público jamais poderá desprezar o elemento ético.
João, servidor público federal, demonstra ter apreço por determinado grupo de pessoas, composto por seus amigos e familiares, quando o procuram durante o serviço. Sempre que essas pessoas solicitam seu trabalho como servidor público, ele as atende prontamente, com tratamento adequado.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994).
É permitido a João fazer uso de informações privilegiadas, obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício de terceiros, mas não em seu próprio interesse, ou no de amigos e de parentes.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
O Código de Ética tem a finalidade de orientar a conduta dos agentes públicos, dentro do que eticamente se espera da Administração Pública, com o objetivo de compeli-los a privarem-se de práticas que não sejam moralmente aceitáveis.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
Para apuração de comprometimento ético, o ocupante de cargo comissionado não poderá ser entendido como servidor público por expressa disposição normativa.
Segundo a Lei 8429/92, o agente público que deixa de prestar contas quando está obrigado a fazê-lo, comete ato de improbidade administrativa:
Com relação à contratação de servidores públicos, a Constituição Federal define diversas regras, de forma a tornar o processo organizado, transparente e justo, coibindo-se as fraudes e conduta imoral na Administração. Nesse contexto, é correto afirmar que:
A ética relaciona-se à ação, ao comportamento ou a atitudes diante de situações complexas no convívio com os demais. Ser ético significa agir acima de nossos próprios interesses. Assinale a alternativa que representa conceitos, ideias e atitudes condizentes com a postura ética e profissional que se espera do servidor no âmbito da organização.
A questão ética não se refere à esfera moral da consciência do servido, mas à esfera da eficácia dos valores que sustentam o sistema democrático. No âmbito do serviço público é CORRETO afirmar que: