Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 249 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais.

Embora não exista uma metodologia universalmente aceita,

é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases

básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico;

definição da missão da empresa; determinação de instrumentos

prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

O indicador social é uma medida dotada de significado social

substantivo que torna palpável um conceito social abstrato

e vem adquirindo relevância no processo de tomada de decisão

no setor público, pois auxilia o gestor no acompanhamento do

resultado efetivo dos programas.

Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão de pessoas.

A gestão estratégica organizacional, por incorporar o

planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão

estratégica de pessoas.

O executivo de uma empresa prestadora de serviços, insatisfeito com seus resultados financeiros, analisou as operações executadas pela empresa e identificou a existência de um problema comum às prestadoras de serviços, que é a falta de percepção gerencial em relação às expectativas dos clientes.

Uma possível ação para que essa falha seja corrigida é

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem–na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

O diretor de finanças de uma construtora recebeu as seguintes

incumbências: avaliar o desempenho financeiro da empresa e

elaborar o orçamento para o ano de 2016. Ao realizar essas

incumbências, o diretor estará exercendo, respectivamente, as

seguintes funções administrativas:

Suponha que determinada organização pública pretenda

utilizar ferramentas reconhecidas de planejamento estraté-

gico para um processo articulado de definição de objetivos

e de escolha de meios para atingi-los. Para o escopo pretendido,

a referida organização

O processo de controle produz informações úteis que

auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de

controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo

e assinale a alternativa correta:

I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer

informações relevantes aos gestores que os auxiliarão

no desempenho de suas atividades.

II.O processo de comparação entre o que foi planejado

e o que está sendo executado e a obtenção das

correspondentes conclusões sobre o desempenho é

também considerado processo de avaliação.

III.A definição e conhecimento dos padrões permite a

avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação

das decisões corretas a serem tomadas.

Estão corretas as afirmativas:

Com relação à gestão estratégica, julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos do BSC, incluem-se o de mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e o de converter a estratégia em processo contínuo.

O sucesso da implementação da gestão por resultados depende de um conjunto integrado de fatores, muitos deles de natureza institucional. Nesse sentido, a implementação será prejudicada caso o modelo:

Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais.

Entre as estratégias organizacionais mais praticadas,

destacam-se a estratégia de sobrevivência, para quando o

ambiente e a empresa estiverem em situação inadequada ou

apresentarem perspectivas caóticas; a estratégia de

manutenção, para o caso de a empresa identificar um ambiente

com ameaças, mas dispor de uma série de pontos fortes;

a estratégia de crescimento, para quando a empresa tiver

predominantemente pontos fracos, mas o ambiente

proporcionar situações favoráveis; e a estratégia de

desenvolvimento, para quando houver predominância

de pontos fortes e de oportunidades.

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A adoção do Balanced Scorecard em um contexto público

requer adaptações desde a adequação das perspectivas até

o rearranjo de indicadores relevantes, válidos e confiáveis, o

que, por sua vez, potencializa as chances de sucesso do

processo de formulação e implementação de políticas públicas.

Com relação ao balanced scorecard (BSC) e a indicadores de desempenho, julgue os itens subsecutivos

O BSC é uma metodologia que trabalha sob três perspectivas empresariais, formando um tripé que, se bem observado, resultará no

equilíbrio organizacional da empresa.

Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.

Um gestor que se utiliza da administração por objetivos deve fixar as metas organizacionais em conjunto com seus subordinados, buscando interligar os objetivos departamentais, mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si.

A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e

modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.

De acordo com Feigenbaum, a qualidade está associada à possibilidade de se disponibilizar para o cliente o melhor produto a despeito do preço de venda.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282