Uma empresa do setor de e-commerce elabora o mapa estratégico para a realização do Balanced Scorecard.
Relacione os objetivos estratégicos, listados a seguir, às perspectivas correspondentes.
1- Aumentar o lucro líquido.
2- Aumentar o nível de satisfação dos funcionários.
3- Reduzir as devoluções de produtos.
4- Aumentar o market-share.
( ) Perspectiva Financeira.
( ) Perspectiva do Cliente.
( ) Perspectiva dos Processos Internos.
( ) Perspectiva do aprendizado e crescimento.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.
O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:
Assinale a alternativa correta.
O ambiente organizacional deve ser delineado, considerando as funções da administração, como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, são componentes da estrutura organizacional, EXCETO:
Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda avaliar o desempenho de seus membros, utilizando metodologia de avaliação de fácil aplicação. Entre as disponíveis, optou por metodologia que contempla o registro de aspectos de comportamento considerados extremos: excepcionalmente positivos ou negativos. Trata-se de método denominado
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
As empresas fazem alianças e parcerias para melhorar suas respectivas posições competitivas.
Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos.
Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.
I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.
II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.
III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.
Está correto o que se afirma em
No que tange ao conceito de Gestão por Processos, um fabricante de automóveis pode considerar como um macro processo de seu negócio
Uma empresa do ramo de alimentos localizada na região Sul vem alargando e desenvolvendo os mercados em que atua. A empresa vem construindo novas unidades produtivas em diferentes regiões do País e ampliando a rede de distribuidores de seus produtos.
Esse tipo de estratégia de nível corporativo é conhecido como:
Caso se concentre em um mercado específico, regional ou de nicho, uma organização adotará a estratégia genérica de
O desenvolvimento de estratégias de capacitação de pessoas frequentemente demanda a elaboração de um diagnóstico de necessidades de treinamento (DNT), o qual envolve a análise das variáveis correspondentes ao nível
Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos.
As vantagens competitivas constituem-se em componente da estratégia. Entre as principais vantagens que as organizações podem desenvolver, citam-se a impessoalidade nas relações com os consumidores/usuários e o controle comum dos insumos de produção
Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
Além de ser usada como instrumento de percepção e ação coletiva, a estratégia pode ser usada para combater os concorrentes.
As opções a seguir apresentam definições de estratégia, à exceção de uma. Assinale-a.
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
processo de planejamento.
A elaboração de planos direcionados para curto prazo, com ações específicas para cada atividade de uma instituição, caracteriza procedimento de planejamento operacional.