As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.
No que tange a estratégia organizacional, julgue o item subsecutivo.
No que diz respeito à amplitude, a estratégia organizacional pode ser classificada como macroestratégia, estratégia funcional e subestratégia.
Uma organização pode ser estruturada por funções, sendo esse um dos mais simples modos de departamentalização
No que tange a estratégia organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O PIMS (profit impact of market strategy) é uma ferramenta diferente do BSC, apesar de ambas estarem relacionadas à gestão de resultados.
Um dos Objetivos Estratégicos do TRT - 2ª Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:
I.Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.
II.Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.
III.Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.
IV.Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
Está correto o que se afirma em
A organização formal é a estrutura de relações profissionais entre
pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance de objetivos.
A organização formal é geralmente caracterizada pelo
organograma e pelos manuais.
Relacione os principais aspectos retratados pela organização
formal às suas respectivas características.
1- Órgãos
2- Cargos
3- Hierarquia de autoridade
4- Tecnologia
( ) Autoridade e responsabilidade previamente definidos.
( ) Diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operários.
( ) Departamentos, divisões, seções e setores.
( ) Constrói o modo de realizar o trabalho dentro da
organização.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
“A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. A especialização ou estruturação horizontal conduz aos níveis de hierarquia e a especialização vertical conduz a áreas de departamentalização ou divisionalização.” Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é
No que tange a estratégia organizacional, julgue os itens subsecutivos.
A forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção terá, a longo prazo, impacto significativo em seu sucesso estratégico.
No que tange a estratégia organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Se uma empresa tem uma área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) pouco desenvolvida, ela deve inserir essa fragilidade no quadrante de ameaças, conforme a matriz FOFA.
*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica da centralização da tomada de decisões.
O ambiente de trabalho pode ser considerado uma segunda "casa", o que não significa que o funcionário não tenha regras e normas a seguir que garantam o comportamento profissional na entidade em que atua. Com o avanço constante da tecnologia, o computador é hoje uma realidade em praticamente todos os empregos e o seu uso deve restringir-se, preferencialmente, ao auxílio no desempenho das atribuições diárias. Sobre o assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Promover uma gestão baseada em resultados
mensuráveis exige o envolvimento de todos
com a estratégia organizacional. A seguir são
apresentadas algumas das principais ações
para a implementação do modelo de Gestão por
Resultados, numeradas de 1 a 6. Na segunda
coluna são descritos os objetivos e possíveis
resultados de cada ação, tendo em vista a melhoria
dos processos de trabalho. Relacione as colunas
e assinale a alternativa com a sequência correta.
1- Levantamento de expectativas dos
servidores.
2- Otimização da central de atendimento de
pessoal.
3- Padronização dos processos de trabalho.
4.- Atualização de rotinas do cadastro.
5- Atualização do cadastro dos servidores
ativos.
6- Mapeamento dos processos de trabalho.
( ) Disseminar o conhecimento referente
aos processos de trabalho visando a
capacitação para exercer as rotinas do
cadastro a toda a equipe.
( ) Possibilitar a realização de mudanças,
a desburocratização dos processos e a
implantação de novos procedimentos,
novas rotinas e utilização de tecnologias
atualizadas para proporcionar agilização
dos processos de trabalho, transparência
de resultados e otimização e melhor
qualificação dos recursos envolvidos.
( ) Dar uniformidade aos processos
de trabalho e definir indicadores de
desempenho das equipes a fim de conceder
agilização dos processos e requerimentos
e o estabelecimento de indicadores de
desempenho das equipes.
( ) Atualizar dados, fazer levantamento de
possíveis concessões de licença prêmio,
abonos de permanência, tempo de
serviço insalubre, anuênios, garantindo
a atualização de 100% do cadastro, para
viabilizar a concessão de licença prêmio de
ofício.
( ) Realizar todos os procedimentos relativos
ao atendimento ao público para agilizar o
envio de contra-cheques de aposentados e
pensionistas pelos correios e redução da
circulação de pessoas nos setores.
( ) Possibilitar uma gestão participativa, com a
identificação das dificuldades enfrentadas
diariamente, no exercício do trabalho,
objetivando o comprometimento dos
servidores na execução das tarefas e a
melhoria nas relações interpessoais entre
equipes.
A globalização, principalmente no âmbito organizacional, implicou mudanças na gestão das organizações. Essas mudanças se referem, sobretudo, ao modo de encarar o papel das pessoas que as compõem. A participação mais ampla de trabalhadores dos diversos níveis e funções organizacionais na elaboração de estratégias oportuniza uma contínua interatividade, incentivando a comunicação, o aprendizado e o comprometimento das pessoas (FLEURY, 2002).
As características em questão referem-se à integração da
O mundo empresarial está cada vez mais competitivo e as organizações têm que buscar diferenciais competitivos para sobreviverem. Para tanto, é crucial o investimento em pessoas. É nesse ponto que surge a gestão por competências. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As competências podem ser previstas e estruturadas de modo a estabelecer um conjunto ideal de qualificações para que a pessoa desenvolva uma performance superior em seu trabalho.
( ) A competência humana, aliada a outros recursos empresariais, dá origem e sustentação à competência organizacional.
( ) Core competence é a capacidade organizacional de combinar, misturar e integrar recursos, produtos e serviços, de maneira a se colocar de forma competitiva no mercado.
( ) As competências do tipo Diferenciais são as que não estão ligadas a atividade–fim da organização e podem ser repassadas a fontes externas.
( ) As competências do tipo Básicas são aquelas identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio.
A sobrevivência das organizações vai além da busca por novos clientes, estando relacionada com uma série de fatores que determinarão o sucesso ou o seu fracasso.
I. Gerência autocrática.
II. Desenvolvimento humano.
III. Melhoria contínua.
IV. Gestão de informação e comunicação.
V. Garantia do lucro prioritariamente, qualidade depois.
Julgue os fatores relacionados acima, marcando V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa com a sequência correta.