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Folha de respostas:

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A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.

No aspecto da investigação e da compreensão, o conhecimento do corpo, da aptidão física e da saúde se relaciona com a capacidade de análise crítica dos programas de atividades físicas, podendo desenvolver conceitos de esforço e intensidade para que sejam utilizados nas próprias atividades corporais.

Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.

O princípio da não exclusão, que propaga o direito à participação de todos os estudantes, torna importante a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de educação física.

Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi estabelecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasileiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.

( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modalidade.

( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cassinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual repassado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.

( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competência para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).

( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.

Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atualmente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A concepção pedagógica que busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, tornando assim o ensino escolar uma educação de crianças e jovens, através da desconstrução de imagens negativas interiorizadas pelo aluno, diante da complexidade e rigidez de sua prática, é denominada:

A Educação Física é uma disciplina considerada por muitos alunos a mais divertida e "legal" do currículo nas escolas, colocando-a em grande vantagem sobre outras; pois o aluno está mais interessado e motivado, participando com mais entusiasmo das atividades propostas. Aliado a isto, é uma disciplina rica em condições de explorar os elementos da cultura corporal mais variados, que foram surgindo com a evolução humana como as brincadeiras, jogos, danças, lutas, ginástica, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os alunos vão perdendo o gosto por essas atividades que eram vistas como as mais divertidas, tornando-se chatas e cansativas, por isso não vemos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tão empolgados com a prática em comparação com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que demonstram imensa alegria com as aulas de Educação Física. Diante do exposto no texto acima, este comportamento relacionado com a diminuição do interesse nas aulas de Educação Física está relacionado com:

Quando se faz referência aos conhecimentos a serem desenvolvidos durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e efetivar os objetivos propostos para a área. Com esse motivo elegeu três critérios para a seleção dos conteúdos: relevância social; características dos alunos; e as características da própria área. Diante do exposto, assinale a opção que estabelece relação direta com a relevância social dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar.

Na década de 80, surgiram perspectivas que apontaram para a reflexão de uma Educação Física como prática corporal de movimento que se consolidaram a partir da década de 90. A tendência pedagógica que apresenta uma preocupação em garantir a especificidade da área da Educação Física e, com a valorização do conhecimento sobre as necessidades e as expectativas dos alunos nas diferentes faixas etárias é denominada:

Sobre a abordagem Crítico-emancipatória é correto afirmar que, EXCETO:

Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de conteúdos da Educação Física. São eles: I - as diferenças regionais e o respeito à diversidade. II - a relevância social do conteúdo que têm presença marcante na sociedade brasileira. III – as características da própria área frente a enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal. IV - os níveis sociais de cada aluno, bem como o local onde estão inseridos a casa e a escola; Das afirmativas, estão corretas:

O processo histórico-social sofrido pela capoeira pode ser um ponto marcante a ser tematiza nas aulas de Educação Física. Sobre isso, NÃO caracteriza-se uma situação da dimensão conceitual quando:

Em um jogo recreativo de futsal, desenvolvido em uma aula de Educação Física, o professor propôs que sempre que um participante marcasse gol, este passaria a fazer parte da equipe contrária à sua. Ao final do tempo destinado ao jogo, não houve uma equipe vencedora mas sim, a participação coletiva de todos. Esta atitude do professor, em mudar a dinâmica do jogo de futsal fez com que o jogo se transformasse em um jogo:

Participar da elaboração e da execução do projeto pedagógico da escola é uma atribuição de todos os profissionais de educação envolvidos na escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta ação do professor de educação física nesse processo.

Assinale a alternativa que apresenta o importante conteúdo da cultura corporal que se caracteriza pela flexibilidade de regras e dinâmicas de ações corporais (ou não corporais), permitindo o protagonismo dos alunos e a participação coletiva, aspectos que o tornaram um conhecimento clássico nas aulas de educação física na escola, sobretudo pelo seu potencial educativo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física esclarecem sobre a importância de as aulas articularem os conteúdos de ensino aos temas transversais. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta um tema transversal segundo os PCN.

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso se adote o sistema de rodízio simples, será realizado um total de vinte rodadas.

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