Quando nos deparamos com socorros nos esportes, uma etapa importante do estudo é a avaliação das lesões. Existem 3 etapas: a pré-avaliação, a avaliação primária e a avaliação secundária. Relacione a Coluna 1 de acordo com as etapas de avaliação da Coluna 2. Coluna 1 1.Avaliação primária. 2.Avaliação secundária. Coluna 2 ( ) Respiração. ( ) Histórico. ( ) Toque. ( ) Circulação. ( ) Inspeção. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assinale a opção que destaca um dos importantes critérios para a avaliação em Educação Física.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor poderá fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de alunos especiais nas aulas regulares de Educação Física. A integração das crianças especiais está balizada pelo princípio de que a aula de Educação Física:
Em estudos e pesquisas, como o de Piaget, existe uma preocupação considerável com a cultura infantil, onde o autor parte da ideia de que o conhecimento é oriundo da interação do sujeito com seu meio e privilegia o conteúdo jogos e propõe a educação simbólica, dos ensinos e movimentos. Qual abordagem pedagógica está inserida a descrição acima.
A educação do lazer permite ao indivíduo usar seu tempo livre de forma construtiva, conscientizando-o de que isso é benéfico para seu bem-estar. Através do lazer, que inclui a recreação, pode-se dizer que o homem estará inserido em diversas atividades que implicam em uma atitude livre, aberta e flexível, permitindo ao cidadão a construção de seu próprio tempo de lazer. Sendo assim, os jogos e brincadeiras, nas atividades de recreação, podem contribuir com a socialização do indivíduo e, também influenciar na preparação para o exercício de sua cidadania. Os jogos que possuem como características o trabalho coletivo, a decisão conjunta, a união entre os participantes e o trabalho em grupo, são denominados:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a diversidade no âmbito escolar é importante pois garante o acesso a escola visando o ensino de qualidade. Nesse sentido, em relação aos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física, NÃO é tarefa do professor:
De acordo com Darido e Rangel (2008), a dança pode adquirir diferentes objetivos. Para a dança desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar, espera-se, EXCETO:
Os jogos como conteúdo da Educação Física escolar podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diversas razões, EXCETO:
A ginástica apresenta os mais diversos objetivos e campos de atuação. Alguns objetivos devem ser considerados no ambiente escolar:
Sobre o ensino da Educação Física e a responsabilidade das escolas e da comunidade escolar, tendo em vista a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, analise as afirmativas a seguir.
I. Cada escola, considerando a autonomia determinada pela LDBEN, deve integrar a Educação Física à sua proposta pedagógica. Assim, escola e professores são responsáveis pela adaptação do ensino da disciplina à sua realidade, a fim de garantir o acesso dos alunos e das alunas aos conhecimentos definidos pelos PCN.
II. As escolas, a comunidade de pais e alunos, bem como os professores, devem assumir a responsabilidade pela integração da Educação Física à proposta pedagógica. Se a autonomia garantida pela LDBEN não for bem utilizada, poderá descaracterizar o ensino da disciplina, levando-o a se tornar uma simples atividade técnica ou recreativa, desprovida de função no processo educativo pleno.
É CORRETO afirmar que:
O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletividade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a proposta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
A proposta de ensino de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta uma forma de organização ou sistematização dos conteúdos curriculares que devem ser ensinados ao longo do processo de escolarização. Sobre essa sistematização, é CORRETO afirmar:
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Ao utilizar o esporte como conteúdo de ensino, o professor deve planejar aulas que maximizem a participação de todos, de modo a contemplar o ensino de técnicas e táticas que permitam, ao mesmo tempo, momentos de cooperação e solidariedade entre os alunos.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.
As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.