Há muitas possibilidades de trabalhar o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física.
Ao atuar com o esporte numa perspectiva não tecnicista, o(a) professor(a) deve:
O processo de inclusão de aluno(a)s portadore(a)s de deficiência trouxe novos desafios para o(a)s professore(a)s de Educação Física. Trata-se de um desses desafios:
A abordagem Sistêmica é uma das muitas propostas que emergiram nos anos 1980 e 1990 no campo da Educação Física escolar. No que diz respeito a essa abordagem, assinale a afirmação FALSA.
Ao tratar a Educação Física como Linguagem, é correto concluir-se que
Ao tratar o tema avaliação na Educação Física Escolar, Darido reforça que
De acordo com o livro Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores), são conteúdos da Educação Física escolar:
Considerando a proposta para Educação Física apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a afirmação verdadeira.
A educação física, como um componente curricular da escola, é reconhecida por tratar pedagogicamente dos conhecimentos acerca da cultura corporal. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta expressão que não se enquadra como um elemento da cultura corporal.
É desejável que o professor de educação física consiga realizar projetos de intervenção pedagógica na escola segundo uma orientação interdisciplinar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a uma ação/dinâmica pedagógica centrada na interdisciplinaridade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física possuem três grandes blocos de conteúdos, que se relacionam entre si. São eles:
Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Caso opte por realizar uma competição em que todas as equipes se enfrentem, pelo menos uma vez, o profissional de educação física organizará um campeonato.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Ao abordar a temática gênero nas aulas de educação física, o professor deverá elaborar estratégias de ensino que favoreçam a participação feminina nas aulas; sendo assim, dinâmicas que separem os meninos das meninas são indicadas como forma de preservar a integridade física das meninas.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.
As aulas de educação física devem contribuir para que o aluno conheça o seu próprio corpo, saiba valorizar hábitos saudáveis de vida e reconheça a importância de sua responsabilidade para com a sua saúde e a saúde coletiva.
Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.
O trato pedagógico crítico destinado ao esporte como conteúdo de aulas de educação física na escola sugere a compreensão de que a excelência do treinamento esportivo é fator determinante na produção de atletas não manipuláveis.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.
Dado o vasto patrimônio cultural do país, a educação física nas escolas brasileiras, como prática cultural, permite a vivência de diferentes atividades corporais que envolvam jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, atividades rítmicas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais.