Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 241 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Há muitas possibilidades de trabalhar o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física.

Ao atuar com o esporte numa perspectiva não tecnicista, o(a) professor(a) deve:

O processo de inclusão de aluno(a)s portadore(a)s de deficiência trouxe novos desafios para o(a)s professore(a)s de Educação Física. Trata-se de um desses desafios:

A abordagem Sistêmica é uma das muitas propostas que emergiram nos anos 1980 e 1990 no campo da Educação Física escolar. No que diz respeito a essa abordagem, assinale a afirmação FALSA.

Ao tratar a Educação Física como Linguagem, é correto concluir-se que

Ao tratar o tema avaliação na Educação Física Escolar, Darido reforça que

De acordo com o livro Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores), são conteúdos da Educação Física escolar:

Considerando a proposta para Educação Física apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a afirmação verdadeira.

A educação física, como um componente curricular da escola, é reconhecida por tratar pedagogicamente dos conhecimentos acerca da cultura corporal. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta expressão que não se enquadra como um elemento da cultura corporal.

É desejável que o professor de educação física consiga realizar projetos de intervenção pedagógica na escola segundo uma orientação interdisciplinar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a uma ação/dinâmica pedagógica centrada na interdisciplinaridade.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física possuem três grandes blocos de conteúdos, que se relacionam entre si. São eles:

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso opte por realizar uma competição em que todas as equipes se enfrentem, pelo menos uma vez, o profissional de educação física organizará um campeonato.

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.

Ao abordar a temática gênero nas aulas de educação física, o professor deverá elaborar estratégias de ensino que favoreçam a participação feminina nas aulas; sendo assim, dinâmicas que separem os meninos das meninas são indicadas como forma de preservar a integridade física das meninas.

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.

As aulas de educação física devem contribuir para que o aluno conheça o seu próprio corpo, saiba valorizar hábitos saudáveis de vida e reconheça a importância de sua responsabilidade para com a sua saúde e a saúde coletiva.

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

O trato pedagógico crítico destinado ao esporte como conteúdo de aulas de educação física na escola sugere a compreensão de que a excelência do treinamento esportivo é fator determinante na produção de atletas não manipuláveis.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.

Dado o vasto patrimônio cultural do país, a educação física nas escolas brasileiras, como prática cultural, permite a vivência de diferentes atividades corporais que envolvam jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, atividades rítmicas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282