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Atualmente, há três correntes educacionais com propostas para a educação de pessoas surdas.

Analise as assertivas e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Bilinguismo: a língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua portuguesa é a segunda língua.

II – Oralismo: a finalidade terapêutica é tratar e reduzir os déficits, levando em conta que a criança precisa de treinamento auditivo, e desenvolver a leitura orofacial.

III – Comunicação Total: os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o bilinguismo pode ser incorporado.

Complete corretamente a lacuna da oração abaixo:

A - ________________ é um recurso utilizado, principalmente pelos surdos, para “soletrar" nomes próprios ou palavras da língua portuguesa para as quais não há equivalente na língua de sinais:

Considere a seguinte situação hipotética:

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a viabilidade de implantação de um ambiente bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Sobre a relação entre o grau da surdez e o desenvolvimento infantil. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.

1 - Surdez Leve

2 - Surdez moderada

3 - Surdez Severa

4 - Surdez Profunda

( ) A criança pode demorar um pouco para desenvolver a fala e a linguagem; apresenta dificuldade em perceber todos os sons com clareza;são crianças desatentas e com dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita.

( ) A criança dificilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente, só responde auditivamente a sons muito intensos como bomba, motor de carro e avião. Necessita uso de aparelho de amplificação e/ou implante coclear.

( ) A criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; dificilmente precisará do uso de aparelho de amplificação.

( ) a Criança terá dificuldade em adquirir a fala e a linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar; existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação e acompanhamento especializado.

Assinale a seqüência correta:

Sobre os parâmetros da Libras (P.A), marque a alternativa correta

Conforme as imagens representadas abaixo, assinale a alternativa que Não está ilustrada:

Finau (2006) destaca que, cada vez mais, os estudos na área da Linguística apontam para o Bilinguismo como a proposta educacional mais promissora para a educação de Surdos. Em consonância com essas ideias o Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02, garante nas escolas a educação bilíngue para Surdos, sendo a Libras considerada como a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa considerada como segunda língua (L2) na modalidade escrita. Entretanto, para além da educação escolar a autora aponta que ainda existe uma multiplicidade de formas de se entender e de se efetivar o Bilinguismo para Surdos. Ao discutir essas práticas, faz uma reflexão baseando-se em Gleason (1989), sobre quais são as maneiras possíveis dos Surdos aprenderem uma segunda língua, respeitando sua condição visual.

Leia as alternativas abaixo:

I. A aquisição da L1 e da L2 ocorre de maneira simultânea.

II. A aquisição da L2 ocorre de forma espontânea.

III. A aprendizagem da L2 ocorre pela instrução.

IV. A aquisição da L1 e da L2 pode se dar de forma simultânea e a aquisição da L2 de forma espontânea, quando se trata de duas Línguas de Sinais diferentes.

Escolha a alternativa CORRETA de acordo com a autora.

Conforme Martins (2006) e Albres (2010), no âmbito escolar, a adequação do termo “intérprete de Libras" para “intérprete educacional" propõem em si uma distinção clara entre a área de atuação deste profissional, pois um intérprete educacional necessita ter a competência linguística e

Ainda sobre o ensino em Libras e o ensino de Libras, julgue os itens a seguir: I. O Atendimento Educacional Especializado com o uso de Libras ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na turma comum. II. O ambiente educacional bilíngue é importante e dispensável, visto que não respeita a estrutura da Libras e da Língua Portuguesa. III. A avaliação processual do aprendizado por meio da Libras é importante para que se verifique, pontualmente, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez na escola comum. IV. A organização do ambiente de aprendizagem e as explicações do professor em Libras propiciam uma compreensão das ideias simples, contidas nos conhecimentos curriculares.

Sobre os recursos para a aprendizagem de alunos com surdocegueira e deficiências múltiplas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira (1) Objetos de referência. (2) objetos de referência das atividades. (3) caixas de antecipação. (4) Calendários. ( ) São objetos que têm significados especiais, os quais têm a função de substituir a palavra e, assim, podem representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos associados a eles. ( ) Instrumentos úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de conceitos temporais abstratos e na ampliação do vocabulário, ( ) Devem ser utilizadas com crianças que ainda não têm nenhum sistema formal de comunicação. ( ) Permitem conhecer os primeiros objetos de referência que anteciparão as atividades e o conhecimento das primeiras palavras. Representam e antecipam as atividades do dia

Observe:

( ) O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades.

( ) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.

( ) A educação especial realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":

Segundo Cunha e Cintra (2008, p. 41), nas línguas orais “a disciplina que estuda minuciosamente os sons da fala, as múltiplas realizações dos FONEMAS, chama-se FONÉTICA. A parte da gramática que estuda o comportamento dos FONEMAS numa língua denomina-se FONOLOGIA OU FONÉMICA”. Conforme (QUADROS & KARNOPP, 2004) nas Línguas de Sinais, a Fonética e a Fonologia estudam as unidades mínimas que forma os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado. Sobre esse assunto podemos afirmar, EXCETO.

Sobre a REFERENCIAÇÃO na Libras, assinale a alternativa INCORRETA:

Quanto aos tipos de traduções na Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas. I. A tradução de um determinado sistema de signos para o outro recebe o nome de TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA. II. A tradução que ocorre dentro da mesma língua recebe o nome de TRADUÇÃO INTRALINGUAL. III. A tradução entre diferentes idiomas recebe o nome de TRADUÇÃO INTERLINGUAL. Assinale a alternativa CORRETA

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