Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 324 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Em sentido amplo, pode-se afirmar que, no paradigma da _____________, o aluno deve ser preparado para se adequar à escola, enquanto que, no paradigma da ________________, a escola deve se adequar às necessidades do aluno.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional que apresente conhecimentos:

A adoção de termos como “cultura surda", “identidade surda", “comunidade surda", “biculturalismo" e “multiculturalismo" expressa os conflitos e a busca de soluções. Cada um desses termos carrega consigo decisões e expectativas a cerca do significado da surdez e, apesar de diferentes, eles podem construir possibilidades de solução para os mais diversos dramas. Em relação a definição de Behares (1994) uma pessoa surda é:

Masutti e Santos (2008), revelam que os _______________ pela aquisição e fluência da língua de sinais, em convivência com seus pais surdos, desenvolvem a atividade de interpretar, mediando a comunicação entre surdos e ouvintes. Quadros e Masutti (2007), pontuam que o universo surdo e o universo ouvinte marcam as fronteiras destes sujeitos.

Assinale a alternativa que completa a lacuna:

Sem os sistemas adequados de comunicação, o avanço nos estágios de desenvolvimento da linguagem da pessoa com surdocegueira pode levar mais tempo para ocorrer, o que requer recursos de comunicação para responder significativamente ao meio ambiente. Desta forma, sobre o processo de comunicação do aluno com surdocego, marque a alternativa correta

Denominado palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas recebe o nome na Língua de Sinais de:

Sobre o modelo que é caracterizado pela ideia de que o surdo deve adquirir a língua de sinais como língua materna (L1) e a língua oficial do seu país como segunda língua (L2), na modalidade oral e/ou escrita. Assinale a alternativa que faz referência a essa modalidade.

Sobre a Historia da Educação do surdos. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente. ( ) Aristóteles, Kant e Shopenhauer acreditavam que as línguas orais eram superiores e que somente através delas os surdos seriam capazes de aprender, expressar conceitos abstratos e se desenvolver o pensamento crítico. ( ) O fato mais marcante da história da educação dos surdos foi o Congresso de Milão ocorrido no ano de 1880, onde ficou decidido que a língua de sinais seria abolida e substituída pela língua oral. ( ) A comunicação total trouxe significante contribuição para a comunidade surda uma vez que manteve a estrutura e as características próprias da língua de sinais. ( ) Em 1857 com o apoio de D.Pedro II, o professor francês e surdo, Hernest Huet, veio para o Brasil e fundou a primeira escola para surdos.

Assinale a alternativa a qual NÃO faz referência a imagem acima

Na datilologia temos para o português uma única alternativa que corresponde à classificação da palavra abaixo:

Em Língua Brasileira de Sinais, sobre os classificadores, assinale a alternativa CORRETA.

Sabe-se que a LIBRAS exerce forte influência sobre a construção da identidade surda. Entre os membros da comunidade existe a consciência de que o sinal deve evocar a ideia ou representar um significado cultural em sua comunidade. Por isso, defende-se ainda mais que a língua de sinais é uma língua com estruturas linguísticas específicas. A língua é:

São Modalidades da Língua, EXCETO:

É por meio da cultura que uma comunidade se constitui, integra e identifica as pessoas e lhes dá o carimbo de pertinência, de identidade. Nesse sentido, a existência de uma Cultura Surda ajuda a construir uma identidade das pessoas surdas. De acordo com a temática acima sobre identidade surda é CORRETO afirmar:

A educação do futuro lança muitos desafios. Torna-se necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá atender ao disposto na alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282