As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:
De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:
As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:
Os resultados relativos à Educação Corporativa devem buscar atender às necessidades dos indivíduos e das organizações. A mensuração de resultados individuais, contudo, apresenta uma sistematização maior do que a mensuração de resultados organizacionais. As mudanças organizacionais nesse caso deveriam ser derivadas dos desempenhos esperados do conjunto dos indivíduos treinados, que, por sua vez, deveriam ser deduzidos dos objetivos dos treinamentos. Nessa lógica, um dos principais desafios da mensuração de mudanças de comportamento a serem verificadas na organização é:
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos atuais da educação corporativa incluem
desenvolvimento de competências críticas, foco no
aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas
estratégias do negócio e aumento da competitividade.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
O sucesso de um departamento de educação corporativa
dependerá, entre outros fatores, da capacidade da empresa em
disponibilizar aos colaboradores atividades e recursos
educacionais de fácil acesso, estimulando-os a se
responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e
pelo autodesenvolvimento.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Nas atividades de aprendizagem corporativa para a aquisição
de competências, recomenda-se que o mediador assuma a
responsabilidade desde o planejamento até a avaliação da
atividade.
As organizações aprendem por meio de pessoas, valores e sistemas que as habilitam a mudar e a melhorar continuamente seu desempenho pelas lições da experiência. Peter Senge descreveu cinco disciplinas que, no conjunto, constituem os elementos principais de uma organização que aprende. Assinale a opção cujo conceito da disciplina está incorreto.
A metodologia de identificação de competências a serem desenvolvidas nas organizações leva em conta três dimensões de análise: organizacional, da tarefa e individual. O correto entendimento das dimensões que compõem a avaliação de necessidades permite fazer as seguintes associações:
Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:
Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:
A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
A capacidade de autogerenciamento da carreira é atualmente uma necessidade para o desenvolvimento de outras competências exigidas no ambiente de negócios.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
Para ser caracterizada como educação corporativa, a qualificação profissional deve ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
Além de tornar os colaboradores mais aptos a encarar desafios, a prática da educação corporativa contribui com maior agilidade na solução de problemas da organização.