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“Maria está procurando vaga para o ano letivo de 2019, em uma escola pública próxima à sua casa, para matricular sua filha que acaba de completar 4 anos."

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), é correto afirmar que:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta os eixos curriculares norteadores das práticas pedagógicas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo como base os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

( ) A proposta pedagógica não deve ser apenas um documento que se guarda na prateleira. Ao contrário, deve ser um instrumento de trabalho, periodicamente revisto, com base nas experiências vividas na instituição, nas avaliações do trabalho desenvolvido e nos novos desafios que surgem.

( ) É muito importante que as diversas atividades desenvolvidas com as crianças sejam registradas e documentadas, de forma a permitir troca de informações entre a equipe pedagógica, acompanhamento dos progressos realizados pelas crianças e comunicação com as famílias.

( ) Os profissionais que atuam na Educação Infantil precisam elaborar propostas que desenvolvam preferencialmente a dimensão cognitiva.

( ) Para elaborar a proposta pedagógica, a equipe de uma instituição de educação infantil deve se atualizar sobre as orientações legais vigentes e sobre os conhecimentos já acumulados a respeito da educação infantil.

( ) Livros, revistas, materiais acessíveis pela internet, entre outros recursos, são importantes subsídios para fundamentar o planejamento do trabalho pedagógico, a formação em serviço e o relacionamento com as famílias.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“Muitas escolas vêm adotando a elaboração de pareceres descritivos em termos de registros e avaliação. Conscientes da incoerência da atribuição de notas ou conceitos classificatórios na análise do trabalho desenvolvido junto aos alunos, muitos professores passaram a fazer relatos por escrito sobre o desempenho dos alunos, principalmente ______________________________". (HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, p. 117).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), é adequado afirmar que:

Em relação à matrícula e faixa etária na Educação Infantil é correto afirmar que:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao proporem uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar:

I. Igualdade de direitos.

II. Dignidade da pessoa humana.

III. Participação.

IV. Proatividade.

V. Corresponsabilidade pela vida social.

Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?

Art. 5º - O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

I. Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

II. Dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.

III. Integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização.

IV. Formação integral do estudante.

V. Sustentabilidade ambiental como meta estadual.

De acordo com Resolução nº 2 de 2012, está incorreto o que se afirma em:

Observe: ( ) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas, porém processos de aprendizagem acadêmicos. ( ) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. ( ) Os sistemas de ensino devem desdobrar o ensino fundamental em ciclos. ( ) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 1 de 2000, assinale a alternativa incorreta:

De acordo com a Referência Curricular Nacional para Educação Infantil, o ingresso das crianças nas instituições:

O que pode contribuir para um trabalho integrado da instituição de Educação Infantil com as famílias, geralmente tem início no período de adaptação e acolhimento dos novatos, de modo mais produtivo se, nesse período, os/as professores/as e demais profissionais devem propiciar os meios para que:

Segundo as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, é considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quantas horas diárias?

Segundo o Referencial Curricular Nacional para educação infantil, são atividades que podem ser adequadamente aplicadas à crianças de zero a três anos de idade, exceto:

Segundo o artigo 4º da Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009, para fins destas Diretrizes, considera-se público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE): I - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II - Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação; III - Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. Dos itens acima:

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