“O movimento e os jogos devem ser compreendidos como um processo de interação entre criança, meio ambiente, percepção e movimento" (SALMULSKI, 2015).
Analise as afirmativas abaixo sobre a educação por meio dos jogos e movimentos.
1.Os jogos de regras constituem o campo de experimentação mais importante da metacomunicação.
2.O descobrimento de novas possibilidades de ação e a ampliação da conduta adaptativa são funções importantes dos jogos.
3.Ao jogar as crianças variam, ampliam, convertem, simplificam, modificam as possibilidades de ação já conhecidas.
4.A entrada na escola primária exige da criança o desenvolvimento da capacidade de adaptação e interação social. Essas capacidades sociais só podem ser desenvolvidas por meio dos jogos de papéis.
5.Para poder jogar as crianças precisam, nos primeiros anos de vida, das indicações e assessoramento dos adultos que são, em sua maioria, os próprios pais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras sempre foram importantíssimos como instrumentos metodológicos para se alcançar os objetivos dentro da Educação Física escolar. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo acercar desta informação.
( ) Jogo estruturado é aquele em que o professor entrega um objeto e diz o que o aluno deve fazer com o mesmo.
( ) O Jogo livre é aquele em que as condições são arranjadas para que o aluno alcance um objetivo.
( ) Brinquedo paralelo é onde a criança é apenas um espectador e não participa do brinquedo.
( ) Brinquedo associativo é o que duas ou mais crianças brincam lado a lado, e muitas das vezes com os mesmos brinquedos,
( ) Brinquedo cooperativo, onde as crianças dividem, tem objetivos em comum e envolvem-se em comportamentos.
A sequência CORRETA é:
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo metodologia para o ensino da Educação Física., NÃO se considera um objetivo da Educação Física para o Terceiro e Quarto ciclos:
O professor de educação física deve ter quase os
mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser
um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não
bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos
conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a
sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e
anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação
física é higiene e higiene é medicina.
C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.
Campinas: Autores Associados, 1998.
Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no
início do século XX, da formação do professor de educação
física e da entrada da educação física na escola brasileira,
julgue os itens a seguir.
É necessária ao professor de educação física uma sólida base de anatomia e fisiologia, uma vez que esses conhecimentos oferecem à educação física subsídios imprescindíveis ao desenvolvimento do esporte na escola, conteúdo fundamental da disciplina nas primeiras décadas do século XX
Sobre a abordagem Crítico-Emancipatória estruturada pelo professor Elenor Kunz e apresentada em dois livros, o primeiro, de 1991, sob o título Educação física: ensino & mudanças, e o segundo, de 1994, intitulado de Transformação didático-pedagógica do esporte, assinale, dentre os itens abaixo, a opção FALSA.
A concepção de educação física e seus objetivos na
escola devem ser repensados, com a correspondente
transformação de sua prática pedagógica. A educação física
deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz
de posicionar-se criticamente diante das novas formas da
cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos
meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas
alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a
escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se
equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos
clubes, mesmo porque é outra a sua função.
A educação física, enquanto componente curricular da
Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa:
introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de
movimento, formando o cidadão que vai produzi-la,
reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para
usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da
dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em
benefício da qualidade da vida.
M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de
diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e
Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, pertence ao domínio da educação e, dessa forma, deve atender aos objetivos sociais que este campo de conhecimento lhe confere.
As aulas de educação física, sobretudo quando abordam o conteúdo esportivo, devem se apropriar de métodos que preservem as diferenças físicas de gênero, utilizando práticas que separem as atividades entre meninas e meninos.
O professor de educação física deve ter quase os
mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser
um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não
bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos
conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a
sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e
anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação
física é higiene e higiene é medicina.
C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.
Campinas: Autores Associados, 1998.
Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no
início do século XX, da formação do professor de educação
física e da entrada da educação física na escola brasileira,
julgue os itens a seguir.
O pensamento médico-higienista, a partir de sua compreensão eugênica, perpassa o pensamento pedagógico e influencia fortemente a nascente estruturação da educação física escolar no Brasil.
Observa-se que a oferta do conteúdo de mídia interfere na cultura motora infantil e projeta significados na formação das crianças, por isso passa a ser importante para a educação física propor ações que promovam um pensamento crítico com relação à forma de se consumir as mídias no que tange à interface entre elas e as práticas corporais.
Quando o professor propõe um jogo nas aulas de educação física, em que ressalta a importância de se respeitar as regras e os colegas que estão participando, está valorizando a dimensão do conteúdo:
No livro Educação Física na Escola: Questões e Reflexões, Suraya Darido descreve algumas abordagens pedagógicas da educação física escolar. A partir das observações da autora é possível considerar que:
A Educação Física brasileira ainda apresenta limitações quanto a questões relativas à prática pedagógica. Sobre esse assunto, uma conduta consonante com uma intervenção que utilize processos ativos de ensino objetivaria
Assinale a alternativa que apresenta um fator que prejudica o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação