Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 79 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Kunz (2006), em seu trabalho “Transformação didático-pedagógica do esporte”, critica a aplicação do esporte de alto rendimento no espaço da Educação Física escolar. O autor destaca e analisa dois problemas relacionados ao treinamento esportivo, a saber:

Daolio (2007) destaca que os trabalhos de Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti, “ainda que por caminhos diferentes começam a considerar o ser humano dotado de individualidade e mais dinâmico, inserido num contexto sociocultural igualmente dinâmico e eminentemente simbólico” (p.66). Assim, para Daolio, esses autores, entendem o ser humano como sendo, primordialmente, um ser:

Segundo Kunz (2006), o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar deveir além do simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte. Nesse sentido, o conhecimento cultural e social do esporte deve ser trabalhado junto com suas técnicas. O autor defende que, quando o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve sob a orientação de uma didática comunicativa, tem-se um aspecto importante a ser considerado ao longo do trabalho pedagógico que é a:

“[...] é a abordagem que compreende o movimento humano como cultural, ou seja, ele está relacionado à realidade do ser humano. Nessa concepção, conceitua o gesto como uma técnica corporal e cultural”. O fragmento citado refere-se a qual tendência pedagógica da Educação Física na escola.

Rossetto, Ardigó, Corta e D’Angelo (2006) apresentam os princípios pedagógicos do esporte educacional, adotados pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), que estão fundamentados nos quatro pilares da educação para o futuro da UNESCO. Para eles, a pedagogia do esporte deve integrar o fazer, o saber, o conviver e o

Para Rudolf Laban (1978), a dança tem em seu contexto originário os esforços, que se manifestam, no movimento, que é composto pelos fatores:

Ao tratar dos papéis da educação física no ensino médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (BRASIL, 2013, p.223), expressam que “o desafio de primeira hora passa a ser a disciplina se transformar num componente curricular que privilegie"

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação não deve considerar a interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

II. Num jogo de basquete, as faltam podem ser cometidas quando o jogador dá mais de dois passos sem quicar a bola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. No atletismo, as provas de salto horizontal compreendem apenas o salto em distância, não incluindo o salto triplo.

II. O poder público deve apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. No atletismo, dentre as provas de arremesso e lançamentos, existem os seguintes tipos: lançamento de peso e lançamento de martelo, apenas.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Com a inserção da educação física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, está correto afirmar, EXCETO:

Fazem parte dos conteúdos a serem abordados no primeiro ciclo do ensino fundamental, EXCETO:

De acordo com o PCNEM, está correto afirmar, EXCETO:

A Educação Física (EF) escolar requer o entendimento dos fatores históricos e culturais que se encontram nas práticas da área e sua contribuição para reprodução das relações sociais hierarquizadas entre homens e mulheres. Sobre a EF e o que a envolve, sabe-se que

Bracht e Almeida (2003) destacam que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei nº 9.394/96 garante a Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica. Todavia, são notórias as dificuldades enfrentadas pela disciplina para permanecer na dinâmica curricular das instituições de ensino. Para os autores, houve, historicamente, a associação entre esporte e Educação Física e a presença do modelo de esporte competitivo nas escolas. Segundo eles, tal modelo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282