Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Certamente a preocupação principal para o executante de uma tarefa motora é a avaliação da informação, que levará à tomada de decisão sobre ações futuras. Na aprendizagem motora temos o estímulo, o processamento e a resposta motora. Assinale a alternativa CORRETA abaixo.

As crianças fazem uma transição das pegadas de potência para as de precisão durante o primeiro ano. O alcançar e o pegar são uma unidade suave do movimento. Existem algumas restrições que surgem ao longo do desenvolvimento para a aquisição das pegadas de precisão. Assinale a alternativa CORRETA.

A natureza do movimento é determinada pela interação de três fatores: o indivíduo, a tarefa e o meio ambiente. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do movimento e cognição.

A capacidade de adaptar-se a uma sequência de movimentos, exteriorizando-a e reproduzindo-a de forma repetitiva, em resposta a um mesmo estimulo, é definida como:

Quando estudamos o desenvolvimento motor humano temos a determinação da importância de tal. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. O desenvolvimento humano é uma área complexa e diversificada de estudo na qual não podemos considerar-nos completamente educados até compreendermos todos os aspectos das mudanças que ocorrem durante várias fases da vida. Devemos esforçar-nos para compreender as mudanças motoras que experimentamos comumente com a idade e suas inerentes mudanças intelectuais. II. A compreensão plena do desenvolvimento motor torna necessário o conhecimento dos domínios cognitivo, afetivo e físico, pois eles não afetam profundamente o comportamento motor. III. A compreensão do desenvolvimento motor humano é importante também para ajudar os indivíduos a aperfeiçoar ou aprimorar seu desempenho nos movimentos, o que pode proporcionar muitos benefícios. Quais estão corretas?

Em relação ao processo ensino-aprendizagem no ensino do desporto, analise as assertivas abaixo: I. A aprendizagem motora se preocupa com o estudo do processo de aquisição de habilidades motoras, em outras palavras, o foco das pesquisas está em investigar como os indivíduos adquirem habilidades motoras. Pode-se dizer que as perguntas feitas em torno dessa preocupação referem-se aos mecanismos internos envolvidos no processo de aquisição de habilidades motoras e os fatores que influenciam esse processo. II. A prática pode ser definida como um esforço consciente de organização, execução, avaliação e modificação das ações motoras a cada tentativa. Ela tem sido um dos fatores mais estudados no campo da aprendizagem motora, uma vez que é um aspecto fundamental para a ocorrência de aprendizagem. III. Além da prática, na aquisição de habilidades motoras, é fundamental a informação, seja esta advinda de fontes externas (feedback extrínseco) ou do próprio corpo (feedback intrínseco). Assim, o feedback, em uma definição mais ampla pode ser entendido como toda informação de retorno sobre um movimento realizado, transmitida pelo professor ou percebido pelo próprio aprendiz, para auxiliar no processo de aquisição de habilidades motoras. Quais estão corretas?

Os fatores psicomotores devem ser de conhecimento dos professores que atuam com a abordagem psicomotora. Além dos fatores, existem os subfatores psicomotores, dentre os quais existe um denominado sincinesia, que é um movimento

Os jogos fazem parte dos conteúdos básicos da Educação Física para nossa cultura corporal. Apesar de a maior parte dos estudos sobre “jogo” serem realizados em crianças, sua importância se estende para todas as faixas etárias. Para Piaget, três aspectos são importantes para classificar os jogos, são eles

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito dos métodos de ensino de esportes.

O desenvolvimento das capacidades coordenativas por meio da melhoria dos processos inerentes à recepção de informação, interpretação e codificação constitui objetivo pedagógico do ensino de modalidades esportivas.

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta

maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros.

As metas de currículos desenvolvimentistas de educação física para crianças estão relacionadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. Com relação a tais metas, julgue o item a seguir.

A criação de um ambiente em que as crianças sejam estimuladas a se tornar fisicamente ativas é uma meta referente à área afetiva.

Robson, professor de Educação Física de uma grande cidade de Minas Gerais, observou uma mudança no estilo de vida das crianças atendidas pela escola em que trabalha. Nos últimos anos, ao caminhar pelas ruas da cidade, passou a não encontrar mais crianças correndo, brincando, jogando ou andando de bicicleta. Ao mesmo tempo, o professor percebeu uma maior dificuldade na aprendizagem dos movimentos que ensina nas aulas, ou seja, aquelas crianças estavam com um padrão de movimentos inferior ao que se espera para a idade.

Assinale a alternativa que NÃO representa corretamente uma possível explicação para o fenômeno vivenciado pelas crianças e presenciado pelo professor.

Alexandre é morador de uma cidade do interior e aluno de Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais. Em 2018, sua cidade participará do JIMI, Jogos do Interior de Minas. Para participar da equipe de Handebol, ele precisou passar por uma seletiva, na qual foi avaliado do ponto de vista motor para que os treinadores identificassem em que fase na aprendizagem da modalidade se encontrava. Os avaliadores verificaram baixa ocorrência de erros, alta eficiência energética e que era desnecessário prestar atenção na execução do próprio movimento, o que lhe dava liberdade para se ocupar de outros aspectos da modalidade, como a posição em quadra dos seus colegas de equipe e dos adversários.

Para os treinadores da equipe, os avaliadores informaram corretamente que Alexandre estava com os movimentos

Existem várias etapas na aquisição de habilidades motoras fundamentais, durante as quais se observa o desenvolvimento de padrões fundamentais de movimento que são essenciais para o desenvolvimento da criança. Durante as aulas de Educação Física, o professor deve observar a evolução destes padrões de desenvolvimento motor. De acordo com Gallahue e Ozmun (2001), este desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais passa por três estágios distintos: inicial, elementar e maduro. O estágio maduro das habilidades motoras fundamentais apresenta como característica um comportamento motor:

O tecido muscular esquelético está envolvido no exercício de uma forma voluntária na medida em que o praticante escolhe a forma, a direção e a intensidade com que executa os seus movimentos. Este indivíduo pode orientar o seu esforço de acordo com o feedback sensorial que recebe, nomeadamente, das sensações tácteis, proprioceptivas e de fadiga local e sistêmica. Desta forma, esta condução de informações sensoriais para a medula espinhal e encéfalo a partir do meio externo, realizado pelas terminações nervosas, é executada pela via denominada:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282