Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Dentro do ambiente escolar, os professores de Educação Física devem assegurar-se de que estão lidando com crianças em constante desenvolvimento físico, mental e emocional; e que esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e isolada nos seres humanos. Assim, o professor deve entender as diversas fases do desenvolvimento motor, bem como as interferências e mudanças que ocorrem em cada uma delas, de forma a desenvolver atividades condizentes com as necessidades e possibilidades dos alunos. Dessa forma, quando o professor atua com crianças na faixa etária entre 2 a 7 anos, entende-se que este educador está estimulando alunos que se encontram na fase motora:

Quanto maior se apresentar o repertório motor de uma criança, mais elevada será a capacidade de aprender e executar outros padrões de movimento. Muitas vezes, movimentos deficientes encontrados em jovens e adultos não ocorrem devido à falta de talento, mas por estimulação inadequada na infância. Dessa forma, torna-se necessário enriquecer a vida da criança com muitos movimentos. De acordo com os ensinamentos da Aprendizagem Motora, os movimentos fundamentais, que devem ser estimulados na infância, podem ser agrupados em três categorias:

As capacidades coordenativas manifestam-se de inúmeras formas, são classificadas em nove e cada uma delas tem determinada importância prática (BARBANTI, 2010). Sobre as características dessas capacidades NÃO é correto afirmar que:

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito dos métodos de ensino de esportes.

Os princípios do método analítico-sintético se caracterizam por processos de ensino nos quais as atividades são realizadas em etapas, em partes: os exercícios apresentam uma divisão dos gestos técnicos e das ações motoras que seriam utilizadas durante um jogo.

A aprendizagem de habilidades é um processo contínuo e dinâmico sem estágios distintos e definitivos. No entanto, certas "alterações gerais" podem ser descritas em aprendizagem de habilidade. Por exemplo, ao longo do tempo, melhorias em precisão e eficiência são observadas, proporcionando maior consistência, resultando em uma redução de erros e o desenvolvimento de performances sem esforço. Estas mudanças podem ser colocadas amplamente em três fases, tal como desenvolvido por Paul Fitts e Michael Posner, em 1967. A fase que se caracteriza pelo "pensamento", tentando entender a execução da habilidade, com a presença de movimentos espasmódicos, rígidos e mal sincronizados com o desempenho irregular com um grande número de erros grosseiros é denominado:

Quando se considera o comportamento motor ao longo da vida, pode-se notar que os seres humanos apresentam a capacidade de interagir com o ambiente através dos movimentos. Esta capacidade sofre alterações ao longo do ciclo de vida devido às características do indivíduo, do ambiente e da tarefa. Podem ser consideradas características relacionadas ao comportamento motor do indivíduo que poderão influenciar seu desempenho:

Analisando os conhecimentos da Aprendizagem Motora, deve-se considerar que as tarefas de movimento podem ser classificadas de acordo com critérios diferentes como: a estabilidade do ambiente, precisão do movimento, os pontos distintos de início e fim do movimento, e o tempo de resposta (timing). Quando se considera o grau de estabilidade do ambiente durante a análise de uma tarefa de movimento, faz-se referência à classificação da habilidade:

Relacione as habilidades motoras fundamentais com as descrições corretas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas.

I - Manipulação;

II - Estabilidade;

III - Locomoção.

(__) - “Têm maior controle sobre a própria musculatura em oposição à gravidade";

(__) - “As crianças são capazes de explorar o potencial de seus corpos quando se movimentam no espaço";

(__) - “Dispõem de crescente habilidade no estabelecimento de contatos controlados e precisos com os objetos do seu ambiente".

A faixa etária de 11 a 13 anos, aproximadamente, compreende a fase do movimento:

O comportamento de indefinição da lateralidade aos 62 meses de idade cronológica requer uma estimulação psicomotora de base

Para o desenvolvimento motor existem alguns tipos de movimentos que são característicos às diferentes fases. É importante que o professor entenda as características e as necessidades de uma criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento motor. Assinale a alternativa CORRETA.

Na taxionomia proposta por Gallahue (1982) e aperfeiçoada por Manoel (1994), enxerga-se uma sequência para aprendizagem motora, que parte do mais simples para o mais complexo. A sequência hierárquica a qual os movimentos são apresentados são

Quando uma criança está aprendendo uma habilidade básica, ela está se preparando, criando uma base para as práticas esportivas em que essas habilidades estão presentes, isto é, para aprendizagem das habilidades específicas/especializadas. As habilidades podem ser classificadas quanto à previsibilidade/estabilidade do ambiente como

O esta gio de transiça o no estudo do desenvolvimento motor compreende a faixa eta ria entre:

Julgue o item seguinte, relativo a desenvolvimento e aprendizagem motora.

As habilidades motoras especializadas estão atreladas às atividades motoras mais complexas presentes na vida diária, na recreação e na prática esportiva das pessoas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282