O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. No caso da Educação Infantil, é fundamental considerar as possibilidades de aprendizagem que elas apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o disposto na alternativa:
O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o item descrito corretamente na alternativa:
Numa concepção de educação, que tem como finalidade a formação integral do aluno, devem ser feitas as seguintes considerações: I. Seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades das pessoas e não apenas as cognitivas. II. A avaliação serve para qualificar e selecionar, desde cedo, aqueles que podem obter sucesso na carreira até a universidade. III. O ensino não está centrado em parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos. IV. A tomada de posição em relação às finalidades do ensino implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Em relação às afirmativas acima:
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil pela sua importância para a formação do sujeito, para a interação social e pessoal, bem como para a construção de conhecimentos e desenvolvimento do pensamento. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Nessa perspectiva, são concepções sobre a aprendizagem da linguagem oral e escrita: I. Um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual, e não somente perceptivo-motoras, para a criança. II. Um processo de construção de conhecimento pela criança por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. III. Um processo linear que ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc. IV. As hipóteses provisórias elaboradas pelas crianças antes de compreenderem o sistema escrito em toda a sua complexidade são diferentes em cada faixa etária e para cada uma delas, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. Em relação às afirmativas acima:
A ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida, particularmente de 0 a 3 anos de idade, é o mais importante na preparação das bases das competências e habilidades no curso de toda a vida humana. Nesse aspecto, os extraordinários avanços da neurociência têm permitido entender um pouco melhor como o cérebro humano se desenvolve. Sendo assim, assinale o que for CORRETO a respeito do processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil.
A concepção de infância se modifica constantemente, a criança, ora foi considerada um adulto em miniatura, ora um ser frágil, ora um ser que tem necessidades próprias. Entretanto, partindo da ideia de que, a criança ao longo da história da humanidade, sempre brincou. O que mudou foi a maneira de brincar, de jogar e os brinquedos em si. Se analisarmos ao longo dos anos, podemos perceber que cada época tem seu brinquedo. Sobre a importância das condutas lúdicas e as possibilidades de construção de brinquedos, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas acerca da construção da identidade e autonomia da criança.
I. A autonomia é a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal e a perspectiva do outro.
II. A heteronomia é a legitimação de regras e valores que provêm de fora, em geral, de alguém a quem se atribui força e prestígio.
III. Em seu desenvolvimento, o sujeito passa da autonomia para a heteronomia, já que, a princípio, se guia por seus desejos e depois absorve as regras do mundo adulto.
Estão corretas as afirmativas
Para as crianças que ainda não têm controle dos esfíncteres, é necessária a troca frequente de fraldas.
São cuidados importantes na troca das fraldas, exceto:
Observe:
( ) O balbucio e o choro da criança, mesmo suas primeiras palavras, são claramente estágios do desenvolvimento da fala que têm absoluta relação com a evolução do pensamento.
( ) Em um certo momento, mais ou menos aos seis anos, as curvas da evolução do pensamento e da fala, até então separadas, encontram-se e unem-se para iniciar uma nova forma de comportamento.
( ) A função social da fala já é aparente durante o primeiro ano, isto é, na fase pré-intelectual do desenvolvimento da fala.
Com base no livro Pensamento e Linguagem, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos em dimensões dessa qualidade, que são sete. Dentre eles, podemos citar:
I. Interações.
II. Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.
III. Promoção de moradia.
Está incorreto o que se afirma em:
De acordo com Celso Antunes, assinale a alternativa que apresenta a habilidade que corresponde à inteligência pessoal:
Observe:
“A hipótese com a qual essa menina trabalha é a de que cada letra representa uma emissão sonora, isto é, uma sílaba oral. É o tipo de escrita que Emília Ferreiro chama de _____________________. Cleonilda demonstra um razoável conhecimento do valor sonoro convencional das letras que, no entanto, ela adapta às necessidades de sua hipótese conceitual. A vogal “o", por exemplo, vale “to" em gato, “bor" e “bo" em borboleta, “lo" em cavalo e novamente “bo" em boi." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 15). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Considerando os conceitos de criança e infância ao longo da história e suas modificações, é incorreto afirmar que:
Ao partirmos do pressuposto que o erro na Educação Infantil é parte do processo de construção do conhecimento, é fundamental a ação do professor. Leia as afirmativas: I- O professor deve analisar classificatoriamente cada aluno da turma, buscando a qualidade do processo educativo. II- O professor deve compreender sobre desenvolvimento infantil para assim, planejar situações pedagógicas significativas e contextualizadas. III- O professor deve realizar intervenções a fim de verificar objetivamente aqueles que podem ser aprovados para o ano seguinte. IV- O professor deve identificar o que os alunos já sabem e assim, desenvolver situações de aprendizagem que auxilie os alunos a avançar nestes e noutros conceitos fundamentais para a idade e etapa. Assinale a alternativa que contém todas as respostas CORRETAS:
De acordo com Constance Kamii, no livro A criança e o número, a punição acarreta alguns tipos de consequências: I. Conformidade cega. II. Avaria instantânea. III. Cálculo de riscos. IV. Incapacidade mental. V. Revolta. Está correto o que se afirma em: