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Na perspectiva do conceito de “Âncora de Carreira”, ao tomar uma decisão de movimentação profissional, de ocupação de um cargo com escopo essencialmente distinto das experiências anteriores (por exemplo: de função técnica-especialista para outra de caráter administrativo), é possível que alguns profissionais rejeitem a proposta. Considerando a premissa teórica em questão, o motivo mais aderente para a recusa da mudança de cargo é

Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.

A aprendizagem, entendida como mudança no comportamento ou no desempenho de uma pessoa, possibilita ações de educação corporativa nas organizações.

Para que os indicadores de desempenho possam ser eficazes, e seu uso possa ser amplamente disseminado pelo corpo de colaboradores, é de suma importância o(a)

De acordo com o conceito de aprendizagem organizacional e organizações em aprendizagem, as empresas teriam um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros. Levando em consideração as premissas de defesa desse “homem que aprende", assinale a alternativa correta.

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.

A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.

A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.

No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.

O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.

Um psicólogo da companhia é o responsável pelo projeto de criação da Academia Corporativa desde a proposição do conceito de Academia até a sua implementação. Para isso, deverá definir as premissas para planejar a implementação do projeto: I. Desenvolvimento interno, reduzindo o conhecimento explícito. II. Consultores externos, absorvendo o conhecimento tácito. III. Consultores internos, transformando conhecimento tácito em explícito. IV. Consultores externos, desenvolvimento externo de talentos. V. Desenvolvimento interno, transformando conhecimento explícito em tácito. São premissas essenciais para planejar a implementação do projeto APENAS as que constam em

O processo de observação, aprendizagem e melhoria das práticas organizacionais pela comparação com as práticas adotadas por outra organização, é denominado

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

A capacitação de pessoas no âmbito das organizações envolve, entre outros, temas complexos como a preparação de lideranças e a educação corporativa continuada.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.

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