A respeito de cultura e clima organizacionais, julgue o item a seguir.
A cultura organizacional define as margens de separação entre uma organização e outra. A cultura abrange, no impacto da identidade de seus colaboradores e no sentimento de pertencer à empresa, o que influencia a coesão organizacional e o engajamento da equipe.
Existem diversas maneiras de uma cultura organizacional ser transmitida dentro de uma empresa, podemos destacar como importante vários tipos de artefatos, dentre eles, artefatos comportamentais, tais como:
Analise as assertivas abaixo acerca da temática “Cultura Organizacional", considerando-as verdadeiras “V" ou falsas “F":
( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.
( ) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.
( ) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.
( ) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.
( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo. Preencha os parênteses com a correspondência adequada que corresponde às circunstâncias que dificultam a compreensão da mensagem:
I- Presunção
II- Defensividade
III- Escuta ativa
IV- Precisão
( ) Acontece quando o receptor já tem uma imagem formada sobre o assunto em questão ou quando não simpatiza com o emissor.
( ) Ocorre quando uma pessoa supõe que a outra já conhece o conteúdo de sua mensagem.
( ) Muitas vezes é confundida com excesso de zelo. Entretanto, é melhor repetir a mensagem de diferentes formas e garantir que ela seja compreendida adequadamente do que correr o risco de surgir um problema de entendimento.
( ) Se há dúvidas sobre o que está sendo dito, questione, pergunte, esclareça; evite que uma dúvida passe, pois ela pode prejudicar a compreensão da mensagem na íntegra. Emissor e receptor participam juntos do processo comunicativo, sempre em sintonia!
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.
Histórias e símbolos são aspectos observáveis da cultura passíveis de ser compartilhados pelos membros da organização.
Acerca de cultura, comunicação, liderança e motivação em organizações, julgue o item a seguir.
A cultura organizacional inclui tanto elementos visíveis, como padrões de comportamento, quanto elementos invisíveis, como os valores organizacionais, por exemplo.
No processo decisório, há decisões programadas e não programadas. Sobre as decisões programadas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Aplicam-se a problemas rotineiros e repetitivos.
( ) São tomadas com base em normas, procedimentos e políticas organizacionais.
( ) São definidas sob medida, pois decorrem de problemas com os quais a organização não tem familiaridade.
( ) São tomadas, geralmente, pelos níveis hierárquicos mais altos da empresa, pois são de natureza estratégica.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
É correto afirmar que a gestão de pessoas é sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predominam em uma organização.
Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.
O etnocentrismo cultural é a crença de que a subcultura de uma organização ou de uma pessoa é inferior às outras organizações ou pessoas.
A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.
( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.
( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.
( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.
( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.
A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.
De acordo com a visão biopsicossocial da qualidade de vida no trabalho, os processos afetivos, emocionais e de raciocínio do indivíduo, conscientes ou inconscientes, integram a abordagem social das respostas às condições de vida.
Sobre comunicação e cultura organizacional, assinale os parênteses com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A comunicação organizacional deve englobar todo o processo de comunicação que ocorre dentro de uma empresa pública ou privada.
( ) A cultura organizacional refere-se à maneira como os servidores agem uns com os outros, como lidam com a falta de recursos e de capital humano, como reagem diante de crises e como seu comportamento se reflete no serviço público.
( ) Ao contrário da cultura organizacional – na maioria das vezes, rígida e imutável –, a estratégia tem como premissa a necessidade constante de reavaliação e de ajustes, visando sempre o cumprimento dos objetivos e das metas da organização.
( ) A comunicação operacional não se ocupa apenas de divulgar a marca, mas também de promover a identificação do público com ela, com seus valores e com suas políticas, gerando o engajamento das pessoas com o serviço oferecido.
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
A cultura organizacional engloba o sistema de normas e valores que origina as políticas organizacionais que moldam o clima organizacional, o qual, por sua vez, revela como o contexto de trabalho afeta os comportamentos dos trabalhadores, sua qualidade de vida e o desempenho das organizações.
No que se refere à gestão de equipes, julgue o item a seguir.
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização e direcionam suas ações para o alcance de seus objetivos.
Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização, esse é o tipo de conflito que é chamado de conflito funcional. Sobre os níveis de gravidade dos conflitos, pode-se afirmar: