É uma concepção do comportamento humano que a teoria das necessidades de Maslow busca explicar:
Teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial - mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas - não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Esse contexto está associado à:
A Teoria sobre Estilos de Liderança estuda os comportamentos do líder perante os seus subordinados. De acordo com esta teoria, escolha a alternativa que apresenta corretamente essas relações dos líderes com os grupos.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.
A principal característica de uma equipe de trabalho
eficaz é o(a ):
O estudo sistemático da burocracia, desenvolvido por Max Weber, delimitou o que seria o tipo ideal de burocracia. Weber apresentou uma forma idealizada em que apenas transpareciam as virtudes do sistema, e não previu nem isolou as consequências imprevistas da burocracia. Essas características imprevistas foram denominadas de ‘disfunções da burocracia’, que ocorrem quando:
De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional,
devem-se considerar seus componentes, condicionantes,
níveis de influência e níveis de abrangência. São três os
componentes da estrutura organizacional: sistema de
responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de
comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se
designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando
e por quanto – deve ser realizado em sua área de
responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as
seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela
estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada
pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade
adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações
informais entre as pessoas da empresa, que o fazem
voluntariamente e por deferência à sua posição ou
status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade
formal na determinação do quanto esta terá de
aceitação por parte dos vários subordinados nos
diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
Considerando o que preceitua o Código de Ética Profissional do Servidor Público, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.
Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.
Para Boone e Kurtz (1985. há três fatores ou influências interpessoais fundamentais que determinam o comportamento do consumidor. De acordo com esta afirma, assinale estes três fatores:
Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
No que se refere à cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:
I. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e
expectativas, compartilhados por todos os membros da organização.
II. Proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando
a pontualidade, produtividade e a preocupação com a qualidade do serviço prestado.
III. É o conjunto de organizações que se aglutinam em uma dada cultura e suas formas de
relacionamento.
IV. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura organizacional.
V. Os indicadores devem estar ligados aos processos empresariais e focados no cliente interno
e externo. Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como: