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Folha de respostas:

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Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A personalidade, na perspectiva psicodinâmica, baseia-se na definição que o indivíduo faz de seus próprios comportamentos, resultante de tendências inatas e da experiência vivida.

A rotatividade é determinada basicamente por dois fatores:

Historicamente a prática do psicólogo organizacional esteve mais voltada para os processos de administração de recursos humanos. Na última década tem se consolidado a atuação deste profissional em atividades consideradas emergentes (Zanelli, 2002). Desta forma, assinale a alternativa em que explicita o que se pode considerar como um campo emergente de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos dias atuais.

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações,como pensam e como agem de maneira informal. Ao observar os três níveis da cultura organizacional verificase um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

No Brasil, as descobertas da síndrome do trabalho vazio entre bancários, da paranoia entre digitadores, da histeria em trabalhadores de creches e do burnout em educadores foram alcançadas por meio de um método de investigação utilizado para identificar quadros psicopatológicos associados a determinadas categorias profissionais. A partir desta elucidação, considere:
I. Este método estuda a distribuição, determinação e modos de expressão, para fins de planejamento, prevenção e produção de conhecimento, de qualquer elemento do processo saúde/doença em relação à determinada população. II. Há o entendimento de que o sofrimento psíquico e a doença mental ocorrem quando, e apenas quando, afetam esferas da nossa vida que são significativas, geradoras e transformadoras de significado, como por exemplo, a esfera do trabalho.
III. A relação deste método de investigação com o, chamado hoje, campo da saúde do trabalhador se faz a partir da obra de Ramazzini, a primeira publicação sistematizada sobre os efeitos do trabalho nos processos de adoecimento dos trabalhadores.
IV. O modelo da determinação social da doença, com a aplicação dos conhecimentos das ciências sociais, empobreceu este método de investigação, com contribuições que não permitiram comprovar o caráter social do processo saúde/doença. V. A concepção monocausal, que se deu apenas a partir da 2a guerra mundial, tem se apresentado como marco explicativo predominante em substituição ao paradigma multicausal, favorecendo a aplicação da epidemiologia no campo da saúde/doença mental.
Está correto o que consta APENAS em

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano

nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Prevalece nos adultos emergentes uma perspectiva moralista e mercadológica da atividade laboral, o que maximiza os efeitos negativos do trabalho no indivíduo.

Analise as teorias da motivação do comportamento

humano na primeira coluna, correlacione com a

correspondente explicação na segunda coluna e assinale

a opção correta.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

A autoliderança é um conceito inaplicável, visto que é preciso

pelo menos dois indivíduos para se estabelecer o processo de

liderança.

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

O desempenho contextual refere-se a fatores disposicionais como, por exemplo, personalidade, motivação para trabalhar, comprometimento, e podem variar em função dos cargos ou dos tipos de tarefa.

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

As crenças primitivas das características organizacionais determinam o ajustamento do indivíduo no trabalho e dificilmente serão reconfiguradas por interação social.

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Metas claras, feedback imediato e a presença de desafios moderados desencadeiam um estado de flow, ou seja, de intenso envolvimento positivo com as tarefas de trabalho.

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