Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Desde que nascem as crianças estão inseridas num mundo onde a matemática faz parte de situações cotidianas. São estas vivências que auxiliarão a criança a compreender e utilizar estes conceitos. Analise as assertivas:

I- Ao trabalhar conceitos matemáticos o professor pode e deve utilizar-se de jogos, brincadeiras, materiais concretos que auxiliem a criança a compreender como os conceitos matemáticos constituem as experiências vividas da criança.

II- O processo de aquisição dos conceitos matemáticos pode iniciar por brincadeiras coletivas que desenvolvam a aquisição do conceito de número e numeral, problematização de cálculos simples e complexos. Após a introdução destes conceitos deve-se voltar à exploração do cálculo e registro individualizado, razão essencial do conhecimento historicamente acumulado.

III- De forma lúdica a criança relaciona os conhecimentos do seu cotidiano, suas experiências e vivências e aquilo que aprende na escola. Ao interagir e relacionar estas experiências ela compreende e se apropria dos conhecimentos matemáticos abordados pelo professor.

IV- Os conceitos matemáticos podem ser inicialmente abordados ludicamente, mas até os cinco anos devem migrar para conceitos de cálculo abstrato, considerando que nesta idade a criança já possui a capacidade de compreendê-los e consolidá-los mentalmente.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282