A psicologia da educação tem um papel respeitável no que se trata de aprimoramento de professores e profissionais da educação. Além disso, auxilia na busca de:
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação qualitativa está associada à aprendizagem significativa e deve ser feita em conjunto por alunos e professores.
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação integrada ao ensino não dá ênfase ao processo de ensino-aprendizagem, mas ao produto desse processo.
Observe:
( ) O significado é o guia que orienta a seleção da informação visual.
( ) A leitura é sempre – desde o começo – um ato centrado na construção do significado.
( ) As crianças reelaboram simultaneamente o sistema de escrita e a “linguagem que se escreve".
( ) O significado é um subproduto da oralização.
De acordo com Délia Lerner, assinale abaixo a sequência correta quanto as alternativas verdadeiras V e falsas F.
O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento. Na maioria das vezes, tais conhecimentos entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:
Sobre as estratégias que propiciam a formação e a aprendizagem da criança com transtorno global do desenvolvimento no campo da comunicação, marque a alternativa correta
A Psicogênese da língua escrita, propõe níveis evolutivos pelos quais passam as crianças no seu processo de aprendizagem do código escrito, tomando como suporte a teoria Psicogenética de Jean Piaget. Observe a imagem abaixo e responda:
A criança encontra-se no nível psicogenético:
Segundo o conceito de avaliação entendido por Hoffmann, 2012 a mesma não tem por finalidade apontar objetivos atingidos, pontos de chegada definitivos a cada idade ou etapa, mas a investigação séria dos processos evolutivos de pensamento. Para esse tipo de avaliação a autora chama de:
Para Gatti (2002), a pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. Considerando a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem, analise os itens abaixo. I. Trata-se de um processo sistemático que propicia a formulação de conhecimento e contribui para o desenvolvimento da capacidade de questionar, levantar hipótese, coletar e analisar dados, fundamentar decisões, elaborar propostas. II. Na prática educativa escolar, como estratégia de ensino, a pesquisa não se confunde com uma investigação científica; todavia, como esta prática, ela também pressupõe preparação, acompanhamento sistemático por parte do professor e não existe a necessidade de publicização dos resultados. III. Em situações com crianças do ensino fundamental, por exemplo, cabe propiciar a vivência de práticas investigativas tendo em vista o desenvolvimento de habilidades como: observar, colher dados, registrar e analisar fatos. Está correto o afirmado:
O uso do recurso lúdico é um instrumento muito utilizado na terapia psicopedagógica. Sob esta perspectiva, é correto afirmar:
Ao se ter um aluno autista na classe regular é preciso alguns conhecimentos básicos sobre a forma de incluir esse aluno nas atividades. Alguns recursos são: I. focar no processo de aprendizagem desse aluno e não nos resultados. II. aplicar atividades que façam sentido. III. estar atento a carga afetiva do aluno para compreender o que tem funcionalidade para ele. IV. destacar o aluno dos demais, evitando a socialização. V. trabalhar com sobrecarga sensorial para acelerar sua autonomia. Quais assertivas estão corretas?
Ao acompanhar pedagogicamente o professor Flávio a SE Fabíola identificou que o professor possui ferramentas de intervenção adequadas para que os alunos se apropriem de conhecimentos significativos, sem o sentimento de obrigação, ou seja, como um meio para que o aprendizado favoreça a internalização do conhecimentos escolares. Essa metodologia do Professor Flávio deve ter como base a avaliação:
Segundo Mitler, durante o planejamento e o ensino dos conteúdos, espera-se que os professores levem em consideração os princípios-chaves: I. Estabelecer desafios de aprendizagens compatíveis. II. Responder à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. III. Superar barreiras potenciais à aprendizagem e à avaliação tanto do aluno como da turma. Quais estão corretos?
Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:
Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Para isso, se faz necessária uma construção entre quem cuida e quem é cuidado. Qual seria essa construção?