Warning: SessionHandler::read(): open(/var/lib/php/sessions/sess_d601863c91353a6d4105c794dc550b04, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 69

Warning: SessionHandler::write(): open(/var/lib/php/sessions/sess_d601863c91353a6d4105c794dc550b04, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 77
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

tende a funcionar melhor quando o professor evita práticas de classificação bem como comentários que comparem o desempenho dos alunos.

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

deve ser desenvolvida em contexto e integrada aos processos de ensino, com a participação ativa dos alunos.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

A resolução de problemas possibilita a avaliação de aspectos originais e criativos do pensamento dos alunos.

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

Os jogos de química são atividades lúdicas que podem auxiliar na construção de determinado conteúdo de química.

Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.

O aprendizado da língua inglesa deve ser avaliado primordialmente por meio de avaliações quantitativas, de modo a classificar os alunos, preparando-os para os vestibulares.

A OE Marluce acompanha, sistematicamente, os processos de ensino e aprendizagem, definidos na avaliação coletiva do PPP escolar, assumidos por meio dos compromissos científicos e filosóficos partilhados no planejamento anual, com vistas à construção de uma educação integral favorecendo o sujeito como agente de mudança, qual deve levar em conta:

O trabalho de orientação, acompanhamento, implementação e avaliação do processo ensino-aprendizagem na escola é fundamental para criar condições para a efetivação da prática pedagógica intencional. O Especialista da Educação Básica tem muitas atribuições e ficam sob sua responsabilidade aspectos fundamentais da organização escolar como conhecer seus estudantes, criar um clima educativo agradável, conciliar escola-comunidade e tantos outros.

Sobre as atribuições do cargo, cabe ao Especialista em Educação Básica:

Analise as seguintes afirmativas:

I. O Projeto de Ensino-Aprendizagem é produto do planejamento docente, e este deve estar articulado com o Projeto Político-Pedagógico.

II. O Projeto Político-Pedagógico é uma grande referência para todos os projetos da escola.

III. O planejamento docente terá muito mais consistência e organicidade se estiver articulado ao Projeto Político-Pedagógico.

IV. A relação entre o Projeto Político-Pedagógico e o planejamento docente de fato existe, independentemente da participação efetiva dos professores na tomada de decisões, na construção, na elaboração, na execução e na avaliação do Projeto Político-Pedagógico.

A relação Projeto Político-Pedagógico e Projeto de Ensino-Aprendizagem está corretamente expressa em:

A avaliação da aprendizagem é concebida de diferentes maneiras nas diversas concepções de ensino. Nesse sentido, analise as seguintes afirmações:

I. A autoavaliação é um dos momentos que favorece a construção da autonomia, pois leva o educando, sob acompanhamento do seu professor, a questionar e gestar suas ações, bem como controlar e reorientar sua aprendizagem.

II. O ensino se baseia na memorização. Nesse sentido, a forma de avaliar coerente com essa concepção de ensino se pauta no conceito de avaliação em que o educando deve reproduzir o conteúdo exposto pelo professor, que, por sua vez, deve atestar o desempenho do aluno em erros e acertos. Provas, exames, chamadas orais e exercícios são os instrumentos avaliativos utilizados, objetivando a reprodução exata das informações recebidas pelos alunos.

III. O foco não está nem no professor nem no aluno, mas nos conteúdos a serem ensinados. Entre os vários instrumentos destinados a medir o desempenho dos alunos, podemos citar testes, escalas de atitude, questionários, fichas de registro de comportamento e diversas maneiras de coletar informações sobre o desempenho dos alunos.

É CORRETO afirmar que

“Capacidade de perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ângulos não usuais, capacidade de perceber o mundo visual com precisão, de efetuar transformações sobre as percepções [...]. (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A qual inteligência o autor se refere?

No que tange aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, assinale a alternativa correta:

Ao se ensinar aos alunos o uso das diferentes formas de linguagem (oral e escrita), busca-se o desenvolvimento da capacidade de atuação:

A avaliação psicopedagógica é um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes acerca dos vários elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação psicopedagógica. I. Levantamento do repertório infantil relativo às habilidades acadêmicas e cognitivas. II. Identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança. III. Identificação de características emocionais da criança. IV. Identificação de padrões de raciocínio utilizados pela criança ao abordar situações e tarefas acadêmicas. Estão corretas:

A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do(da)

A avaliação representa na Educação Infantil, um esforço do professor em observar e compreender o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Considere um instrumento de avaliação na pré-escola:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282