“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a
uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola.” (WEISS: 2010, p. 29).
Quanto ao diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta sobre os dois grandes eixos de análise psicopedagógica.
“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a
uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola.” (WEISS: 2010, p. 29).
Quanto ao diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta sobre os dois grandes eixos de análise psicopedagógica.
“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a
uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola.” (WEISS: 2010, p. 29).
Quanto ao diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta sobre os dois grandes eixos de análise psicopedagógica.
A matriz de saberes do currículo do ensino fundamental do Espírito Santo revela-se por meio do desenvolvimento, junto aos estudantes, dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, que, respectivamente, dizem respeito, dentre outros aspectos,
Sobre a educação como fenômeno social, é INCORRETO afirmar que
No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona- -se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar
No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona- -se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar
No que se refere aos desafios da educação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
II – Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
III – Ampliar o acesso à educação visando à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
Analise as informações seguintes:
As informações I e II contêm elementos que caracterizam correta e respectivamente:
No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo.
II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas.
III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação
“A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender –se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a
tratá-lo como um ser passivo e manipulável”.
Nessa linha de depreensão, pode-se afirmar que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem no(a)/(s):
Estão corretos:
Como se sabe, os Municípios têm algumas incumbências a cumprir no que se refere à educação pública e gratuita. Sobre o assunto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Optar pela integração ao sistema estadual de ensino e compor juntamente com este um sistema único de educação básica.
II – Oferecer com prioridade a educação infantil e o ensino fundamental.
III – Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
Uma das fortes discussões contemporâneas sobre educação está centrada na legalidade ou ilegalidade das primeiras experiências do chamado "HomeSchooling" no Brasil, ou seja, famílias que optam por não matricular seus filhos nas escolas tradicionais para providenciarem sua própria formação em casa. Um dos principais argumentos utilizados por essas famílias reside na baixa qualidade da formação oferecida pelo sistema tradicional, além das frequentes experiências de violência que, em tese, são vivenciadas pelos alunos. O principal contra-argumento a esse posicionamento insiste na importância da socialização como parte do processo de formação do indivíduo no interior da escola, já que a socialização:
Dubet (2004) considera a definição do que seja uma escola justa complexa, uma vez que há várias maneiras de definir justiça.
São reflexões do autor sobre o que seja uma escola justa, exceto:
Tardif (2002) defende a premissa de que o reconhecimento social dos professores como sujeitos do conhecimento e atores sociais se dará quando se reconhecerem como pessoas competentes, como pares iguais que podem aprender uns com os outros.
Com base nas ideias desse autor sobre os saberes docentes e a formação profissional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Como conhecimentos importantes, o conhecimento da matéria ensinada e o pedagógico englobam todos os saberes dos docentes no trabalho.
( ) Os saberes profissionais dos professores são temporais no sentido, entre outros, de que os primeiros anos de prática profissional são
decisivos para a estruturação dessa prática.
( ) Os saberes profissionais dos professores possuem uma determinada unidade pragmática: eles estão a serviço da ação, e é nela que
constituem seu significado e sua utilidade.
( ) A legitimidade dos saberes dos professores, desenvolvidos e mobilizados por meio de seu trabalho, é dada com frequência pelos
conhecimentos teóricos construídos pela pesquisa em ciências da educação, que são ministrados nos cursos de formação para o ensino.
Assinale a sequência correta.