Assinale com V (verdadeiro) os itens que são esperados da educação escolar para um mundo em mudança e com F (falso) os que não são.
( ) Competências, habilidades e atitudes formadas.
( ) Capacidade de adaptação, de criar, de pesquisar e de se atualizar.
( ) Ensino do educando a aprender a aprender, ler, escrever, interpretar e raciocinar.
( ) Respeito ao educando, à sua história de vida, seus costumes, sua cultura, sua origem e suas crenças.
Assinale a sequência correta.
O Conselho de Cultura do Distrito Federal, órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, que tem como uma de suas atribuições “propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios e acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura”, trata-se de canal de participação e representação que pode ser compreendido como
O conceito de capital, na análise social, foi desenvolvido por Pierre Bourdieu para referir-se não apenas ao capital na sua forma econômica, mas também a sua forma cultural e social. Trata-se do conjunto de recursos, competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, baseados em uma cultura considerada legítima, que são capazes de beneficiar e conferir distinção social aos indivíduos que os possuem. A partir do que foi lido acima, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.
1 - Capital econômico.
2 - Capital social.
3 - Capital cultural.
( ) Sob a forma de dispositivos duráveis, apresentam-se como principais elementos constitutivos os gostos, o domínio maior ou menor da língua culta e informações sobre o mundo escolar. É um componente do ambiente familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes.
( ) Esse capital, sob forma de diferentes fatores de produção e de conjunto de bens, é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento. É um recurso muito útil para a determinação ou reprodução das posições sociais.
( ) São redes, tais como família, escola, clube, etc., que dão ao indivíduo o sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Pode ser especialmente importante para certas atividades.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Analise as afirmativas sobre higiene e educação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As doenças causadas pela água de má qualidade não interferem na qualidade da educação das crianças.
( ) A proposta pedagógica da escola deve incluir a educação ambiental e sanitária dos estudantes, com extensão às suas famílias e residências.
( ) A escola deve ensinar que saúde é a ausência de doenças, um bem que pertence exclusivamente ao indivíduo.
( ) A escola deve ajudar a capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável.
Assinale a sequência correta.
Considere os textos e afirmativas abaixo.
Texto A
Na dimensão antropológica, a cultura se produz através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas. Desta forma, cada indivíduo ergue à sua volta, e em função de determinações de tipo diverso, pequenos mundos de sentido que lhe permitem uma
relativa estabilidade. (...) A dimensão sociológica da cultura refere-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, políticas e econômicas, tendo, portanto, visibilidade em si própria. Ela compõe um universo que gere (ou interfere
em) um circuito organizacional, cuja complexidade faz dela, geralmente, o foco de atenção das políticas culturais, deixando o plano antropológico relegado simplesmente ao discurso."
(BOTELHO, Isaura, 2001)
Texto B
A FundARTE-DF deve executar as políticas para as artes, a cultura e a economia criativa do Distrito Federal, mediante o fomento e incentivo:
I. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção, da difusão e da fruição de diversas linguagens e segmentos artísticos e culturais;
II. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção e da articulação de empreendimentos, arranjos produtivos locais intensivos em cultura e agentes que atuam no campo da economia criativa, em iniciativas voltadas ao desenvolvimento integrado do Distrito Federal e da RIDE
Além das iniciativas mencionadas, ela deve pactuar com a Secretaria de Estado de Cultura plano de trabalho anual, em que devem constar diretrizes, metas e ações para garantir a observância dos princípios e dos objetivos estabelecidos em Lei e no seu estatuto.
Texto C
A FunPAC-DF tem por finalidade a preservação, a conservação, a manutenção, a restauração, o resgate, a identificação, o reconhecimento, a salvaguarda, a pesquisa e a promoção da dimensão material e imaterial do patrimônio cultural do Distrito Federal, inclusive dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura.
A partir dos textos acima pode-se defender a ideia/hipótese de que as ações articuladas da FundARTE-DF, da FunPAC e da SEC/DF são responsáveis por desenvolver políticas culturais
I. referenciando-se em elementos, experiências, atores, procedimentos e bens − materiais e simbólicos, vinculados às dimensões sociológica e antropológica da cultura;
II. referenciando-se mais nos elementos da dimensão antropológica do que aos da dimensão sociológica, pois envolvem as várias linguagens artísticas e o patrimônio cultural do DF;
III. dando valorização simétrica aos elementos constitutivos e definidores das duas dimensões da cultura;
IV. com referências desiguais aos elementos inerentes às duas dimensões, porém a dimensão sociológica deve considerar a esfera do mercado e os processos de globalização.
Está correto o que consta APENAS em
A história da organização da sociedade humana é sinalizada por um processo contínuo de criação e recriação de categorização das pessoas. Esse processo, por se tratar de atividades humanas, indica, implícita ou explicitamente, intenções. Tendo em conta os fatores econômicos, sociais, culturais e históricos, o ser humano constrói sua identidade nas relações que estabelece consigo mesmo e com outros seres, ao mesmo tempo em que transforma a sociedade e por ela é transformado.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A educação, além de ser um direito social básico e elementar, é também o caminho ou a condição necessária que irá permitir o exercício e a conquista do conjunto dos direitos da cidadania, que se ampliam a cada dia em contrapartida às necessidades do homem e da dignidade humana.
Nesse sentido, entende-se
II. A educação como mediação para a construção da cidadania, contribuindo para a integração dos homens no tríplice universo do trabalho, da simbolização subjetiva e das mediações institucionais da vida social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas que indicam o que se espera da formação escolar para os novos tempos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Saber respeitar diferentes pontos de vista.
( ) Saber discutir divergências com sabedoria e polidez.
( ) Exercitar o pensamento crítico e reflexivo.
( ) Assumir responsabilidades e enfrentar desafios.
Assinale a sequência CORRETA.
Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica devido a:
Uma das principais características do neoliberalismo é:
Ao tecer alguns comentários sobre a cultura, a educação e o currículo oficial, Apple (1997) defende o ponto de vista de que o(a)
Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar:
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.