O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I.O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico. II.O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica. III.O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico. Assinale:
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era
Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O.
Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de
cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.

Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que
norteia sua concepção formal.
De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),
“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias
contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve
ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e
fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,
portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos
ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:
“A arte é importante na escola, principalmente porque é
importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo
homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade
e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."
(Didática do Ensino da Arte)
Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que
articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise
e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este
último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:
No início da segunda metade do século XX, com a recuperação
da sociedade após a II Guerra Mundial, ganham força dois movimentos
artísticos que procuram expressar a realidade contemporânea
dominada pela tecnologia industrial. Esses movimentos foram:
A teoria antropofágica, elaborada por Oswald de Andrade
na década de vinte do século passado, propunha que os artistas
brasileiros conhecessem os movimentos estéticos europeus, mas
criassem uma arte com feição brasileira. A obra de Tarsila do Amaral
que inspirou essas ideias modernistas chama–se:
“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo."
(Toquinho)
O pigmento amarelo é classifi cado como uma cor primária e faz
parte da formação de duas cores secundárias, a saber:
Como escultor, ele denuncia a devastação das florestas
brasileiras por queimadas criminosas. Aos troncos mortos, ele
acrescenta cipós trançados, pedras, terras coloridas. Esse artista,
cuja obra é marcante na arte contemporânea brasileira, chama–se:
A educação em arte inclui experiências de percepção e análise de produções visuais, sejam originais, sejam reproduções, bem como o conhecimento de diferentes obras de artes visuais marcantes na cultura nacional e internacional.

Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos da produção artística contemporânea brasileira em sua multiplicidade de manifestações.
Com o objetivo de exercitar a leitura e a interpretação de instalações de artistas contemporâneos, o docente organizou uma incursão virtual ao Portfólio da artista Aninha Duarte, tendo selecionado a reprodução da instalação Analgesias Votivas.

Com base na imagem, assinale a alternativa que identifica corretamente um aspecto da pética visual na linguagem contemporânea da instalação.
Examine dois exemplos de linguagens artísticas: o poema Maçã (1938), de Manoel Bandeira e o quadro Natureza morta com maçãs (1890), de Paul Cézane.
Por um lado te vejo como um seio murcho
Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende
ainda o cordão placentário
És vermelha como o amor divino
Dentro de ti em pequenas pevides
Palpita a vida prodigiosa
Infinitamente
E quedas tão simples
Ao lado de um talher
Num quarto pobre de hotel.

As afirmativas abaixo descrevem corretamente a relação entre as duas linguagens artísticas exemplificadas acima,
à exceção de uma. Assinale a.Em colaboração com o professor de geometria,, um professor de artes propõe uma atividade lúdica para desenvolver a percepção visual e a construção espacial relativa. O objetivo da atividade é identificar e distinguir diferentes tipos de simetria no plano, a partir da análise de obras de M. C. Escher.. Inicialmente se oferece uma definição dos tipos de simetria:
3- simetria de reflexão: a figura bidimensional é refletida em relação a um eixo linear, de modo a fazê la corresponder, ponto a ponto, com a imagem original.

“Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ‘modificado’, muito influenciado pelo jazz norte.americano. ”
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.
Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.
A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.
II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.
III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.
Assinale: