Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 138 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN’s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.
Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).

Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.
Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos
I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.
II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.
III. promover novas formas de comunicação e expressão.
Assinale:

Para proporcionar experiências que despertem a curiosidade dos alunos sobre o patrimônio material e imaterial de sua cidade, o docente organiza visitas a alguns museu e casas de cultura de São Paulo: o Museu da Cidade de São Paulo, a Pinacoteca e a Cassa de Cultura do Butantã.
Com relação aos objetivos de educação patrimonial presentes nesta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Compreender a função contemporânea dos museus, espaços onde se guardam as criações do passado, para oferecer um testemunho material e um registro preciso de como era a vida das sociedades pretéritas.
( ) Identificar as transformações da cidade e da sociedade através da análise da arquitetura dos museus e dos acervos que lhes foram destinados.

( ) Estabelecer a ligação entre o saber escolar e o comunitário, permitindo que os alunos se apropriem do universo artístico e cultural em sua dimensão local e regional.

As afirmativas são, respectivamente,

“A voz humana, em conexão com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discussões sobre o ambiente acústico saudável à vida. ” (R. Murray Schafer)
Os Currículos de Arte do Estado de São Paulo mencionam a “coleta sensorial ” como uma experiência que deve ser proporcionada aos alunos durante as aulas.
A esse respeito, analise as propostas de atividades a seguir.
I. Estimular as crianças a lembrarem dos sons ouvidos em outros ambientes e espaços.
II. Promover “expedições ” pelos vários espaços da escola, com o fim de, por meio da escuta reflexiva e do registro desenhos, gravações, etc.) dos sons de cada ambiente, confeccionar um “mapa sonoro ” do cotidiano escolar. III. Pesquisar e experimentar recursos e possibilidades da voz para produzir sons diversos e inusitados como, por exemplo, imitar sons da natureza, dos animais, de máquinas, de objetos e dos instrumentos musicais. A(s) atividade(s) que melhor contempla(m) o pressuposto da “coleta sensorial ”, em concordância com o pensamento de R. Murray Schafer é (são):

A dança é a arte mais antiga que o homem experimentou. ” (Paul Bourcier) A este respeito, analise as afirmativas a seguir.

I.Baseado em registros feitos pelo homem por meio de desenhos de figuras humanas encontradas nas paredes e nos tetos das cavernas no Paleolítico, pode.se perceber que o homem primitivo já dançava.
II.Para os gregos, a dança era de essência religiosa. A dança dionisíaca era, a princípio, dança sagrada, tornou.se uma cerimônia litúrgica agrária, depois ato teatral e dissolveu.se em diversão.
III. A dança na Idade Média é apenas divertimento e evoluindo nesse contexto, irá se transformar em dança.espetáculo, a única que o mundo ocidental conhece hoje.
Assinale:

Segundo Betina Rugna, “o teatro já faz parte do mundo da criança, que tem o seu imaginário povoado de personagens: Ela é autora e atriz em sua encenação.
Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. No jogo da fantasia, a criança pode ser quem ela quiser, estar no cenário, no tempo e no figurino que bem desejar.
II. Na brincadeira do faz de conta, a criança representa inúmeros papéis.
III. Ao brincar, a criança é acumula todas as funções em si mesma e, por isso, não necessita de mais ninguém.
Assinale:

Na primeira metade do século XX, o teatrólogo alemão Bertolt Brecht desenvolveu as bases do que denominou teatro épico, em oposição ao teatro de sua época, que primava pela emoção.
A respeito do teatro proposto por Brecht, analise as afirmativas a seguir.
I. O teatro épico quebrava a “quarta parede ”: o ator dialogava com a platéia durante o espetáculo.
II. No teatro épico, não havia efeitos ilusionistas: as engrenagens teatrais ficavam à vista do público.
III. No teatro épico, o espectador não se emocionava com os personagens, mas refletia a respeito de seus atos.

Assinale:

São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.

As mãos falam

Determinados gestos, como o de manter a mão direita levantada, dobrando os dedos anular e mindinho junto com o polegar, codificam valores e atitudes em diversas sociedades. Um exemplo da “mão que fala” é o gesto da benção cristã, exemplificada no Salvator mundi (1499), de Leonardo da Vinci. Reis e imperadores se apropriaram desse gesto simbólico e de seu significado, como é o caso de Napoleão, que se faz retratar segurando a “mão dda justiça”, tela de Jean Augi ste Dominique Ingres, Napoleão em seu trono imperial (1806).


Características da relação entre arte e sociedade,, testemunhadas nas reproduções acima estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale a.

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.

No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.

A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.

I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:

A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos “não dóceis ”. Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.

A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:

Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282