Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 138 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação ao ensino da Arte no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da Arte como saber instituído, baseado no valor do objeto artístico em si mesmo, foi uma característica marcante do ensino de Arte no Brasil, ao longo do século XIX.
II. O modernismo em Arte/Educação difundiu uma concepção de arte como desenvolvimento da criatividade, apoiando se, entre outros, na ideia de evolução gráfica das crianças.
III. As experiências das Escolinhas de Arte incentivaram a oficialização do ensino de Educação Artística em escolas públicas, a partir dos anos 1970, ao propor as habilidades de leitura, interpretação e contextualização da obra de arte.

Assinale:

As duas imagens são exemplos de uma linguagem da arte contemporânea inserida na dinâmica da cultura urbana: o grafite. A primeira, “Swept under the carpet”, é do artista plástico Bansky e se encontra em uma rua de Londres; a segunda é “O estrangeiro”, de Os gêmeos e foi realizada em fachada lateral de prédio no Vale do Anhanngabaú, em São Paulo (SP).


Com relação aos grafites reproduzidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os dois grafites proporcionam uma experiência estética fora de espaços tradicionais, superando a dicotomia entre “arte de rua” e “arte para museu”.

II. Os dois grafites produzem uma nova estética urbana, ao introduzir ações familiares em situações implausíveis ou ao hiperdimensionar figuras humanas.

III. Os dois grafites são manifestações de contestação política e ideológica próprias da contra cultura iniciada na década de 1960. Assinale:

Em um exercício de apreciação e leitura de imagens, o docente elege a estratégia da intertextualidade para desencadear o processo criativo em seus alunos, relacionados imagens consagradas de história da arte com elementos do cotidiano.


I


Com relação à intertextualidade como procedimento para produzir conhecimento sobre a arte, com base nas imagens acima, analise as afirmativas a seguir.


I. A eleição das duas imagens em situação de intertextualidade permite estabelecer um diálogo entre elas, através dos elementos de aproximação estético formais e dos valores e atitudes que socialmente lhes são atribuídos.

II. A intertextualidade pressupõe a releitura da obra de arte, incentivando a capacidade de relaborar e reorganizar, em uma nova composição, os elementos visuais que estão sob exame.

III. O ensino da arte mediante a intertextualidade promove o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, estabelece uma relação entre diferentes linguagens artísticas e diversifica o repertório simbólico.


Assinale:

O docente apresenta duas imagens com o objetivo de refletir sobre o corpo como suporte da intervenção artística. A primeira retrata a prática indígena Kaiapó de pintura corporal e a segunda registra a performmance Rest Energy (1980), de Marina Abramovic e Ulay

, na qual, com um arco tensionado, uma flecha é apontada para o coração da artista, enquanto os batimentos cardíacos são amplificados e transmitidos pelo espaço expositivo.



Com relação ao uso do corpo como suporte de intervenção artística, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As duas imagens fazem referência à experiência corporal como condição de realização da performance artística.

( ) A tradição da pintura corporal indígena tem como função reafirmar ritualisticamente a identidade cultural do grupo e seus papéis sociais.

( ) A performance Rest Energy é uma modalidade de Body Art (Arte do Corpo), cujo objetivo é produzir quadros vivos para fornecer maior realismo às representações sobre o corpo.

As afirmativas são, respectivamente,

Durante uma aula de Arte para o 6o Ano do Ensino Fundamental, durante a execução de uma canção, os alunos podem ser estimulados a observar e analisar mais detalhadamente as características peculiares da voz de cada membro do grupo e relacionar essas características a um determinado parâmetro do som. 


Assinale a alternativa que indica o parâmetro sonoro a que o texto acima se refere.

Segundo Isabel Marques em “A linguagem da dança ”, a dança deve ser compreendida como linguagem artística e não somente como repertório, visto que tem o potencial de agir sobre o mundo.
A respeito da linguagem da dança na escola, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.

O Surrealismo foi lançado pelo poeta francês André Breton em outubro de 1924. Na concepção dos artistas surrealistas, a arte deveria se desvencilhar da lógica e da razão e ir além do estado de consciência, buscando a liberdade de expressão da imaginação e dos sonhos.
O Surrealismo teve como uma de suas influências as(os)

Imagem 005.jpg

As reproduções acima apresentam corpos gravados na madeira, registrados em fotos e esculpidos em brinquedo, respectivamente. A temática que transita nas três imagens permite, principalmente, a percepção das identidades e diferenças, da diversidade e da singularidade, da(o)

Imagem 004.jpg

A partir da citação, conclui-se que a Arte, na Educação, tem como objetivo

O cenário artístico Pós-Moderno desvela-se impregnado de denúncias políticas, sociais, ambientais e éticas que refletem a preocupação com a preservação do planeta, do homem e da cultura. Quais estéticas visuais abordam os referidos temas?

A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)

No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)

Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.

II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.

III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.

IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.

São corretas APENAS as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282