Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 138 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A arte moderna vai ficando para trás, no pós-guerra , a sociedade de comunicação global e transnacional ganha expressão, artistas e designers aplicam seu talento em produtos que serão levados até ao status de arte com os artistas POP.

Na técnica-antitécnica de Pollock a margem de acaso é mínima: o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela.

O crítico Giulio Carlo Argan trata da realização de obras:

I. da arte abstrata de Kandinsk em 1915

II. do expressionismo abstrato na segunda metade do século XX

III. do suprematismo russo de Malevich

IV. da característica lúdica da pintura naif

Assinale a alternativa correta:

A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da

Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro

de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes

Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas

convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos

espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na

área externa do Complexo Cultural Funarte.

Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os

itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e

sociedade.

Atualmente o ambiente dos museus está menos imponente e intimidador e tem-se tornado, cada vez mais, um espaço de educação informal, de troca de opiniões e de convivência.

No movimento artístico Impressionismo surgido no final do século XIX com artistas como Manet, Monet, Cézanne, Degas e Renoir, a pintura era baseada na sobreposição de cores onde eles dissolviam os contornos, os artistas impressionistas gostavam de pintar ao ar livre, pois a luz do sol modifica as tonalidades da cor na natureza (CALABRIA, MARTINS, 2009).

I) Os artistas Impressionistas costumavam retratar o mesmo cenário, do mesmo ângulo, sem mudar o tom de cor que a luz do sol modificava na natureza como, por exemplo, mais luz as folhas apresentavam-se com um tom de cor verde mais escuro, menos luz as folhas apresentavam-se com um tom de verde mais claro.

II) Nas obras Impressionistas a linha do horizonte não é definida e as manchas de cores, a luz solar e as pinceladas aparecem mais na pintura da paisagem.

III) A pintura era feita ao ar livre olhando para a paisagem, as diversas variações da cor e da luminosidade procuravam fixar em suas telas, a atmosfera do ambiente interligava a cor o homem e a natureza.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

Nessa obra de Georges Seraut, as figuras em segundo plano apresentam mais detalhes perceptíveis, o que corresponde a uma das características gerais do Impressionismo, isto é, contornos nítidos dos objetos.

Sobre o impressionismo:
I- Sua pintura baseia-se nas diversas variações da cor da luz;
II- Seus criadores pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.

Sobre os itens acima:

“O Tropicalismo botou guitarra na música brasileira e a fez dialogar com o que havia de mais revolucionário na cultura fora do país – com os Beatles, os Rolling Stones, o cinema francês, a cultura pop.(...)" diz o cantor, compositor e performer baiano Tom ZÉ sobre o movimento tropicália do fim da década de 60. A arte moderna e a sociedade industrial estavam recebendo os valores contemporâneos da sociedade urbana com comunicação de massa. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A tropicália retomava princípios ligados ao conceito de Antropofagia na visão de Oswald de Andrade.

II. Artistas se manifestavam politicamente através de suas obras.

III. Os destaques do movimento eram principalmente músicos com Caetano Veloso e Gilberto Gil.

IV. Tinha postura contestatória, bem-humorada e irreverente.

V. Queriam quebrar as barreiras entre o tradicional e o moderno.

Estão corretas as afirmativas:

A palavra renascença significa nascer de novo ou ressurgir, quando as pessoas desse período queriam elogiar um artista, falavam que sua obra era tão boa quanto à dos antigos da Grécia e Roma (E.H. GOMBRICH, 2000).

I) O Arquiteto Brunelleschi almejava um novo processo de construção em que as formas da arquitetura clássica fossem livremente empregadas para criar novos modos de harmonia e beleza. Ele combinou colunas, pilastras e arcos a sua maneira dando leveza e elegância as construções.

II) O escultor Donatello a semelhança dos gregos e romanos estudou o corpo humano pedindo a modelos que pousasse para ele, assim ele os estudava para poder os esculpir.

III) O pintor Renascentista Van Eyck foi quem inventou a pintura a óleo, usando como principal ingrediente o ovo.

(SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). Qual era o propósito dessa iniciativa: É CORRETO apenas o que se afirma em:

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade e é assim reconhecido oficialmente desde 2002. É um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. Essas representações gráficas abordavam:

As artes visuais, além das formas tradicionais – pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos, cerâmica, cestaria, entalhe – , incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX: fotografia, moda, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, holografia, desenho industrial, arte em computador.
Cada uma dessas modalidades artísticas tem a sua particularidade e é utilizada em várias possibilidades de combinações entre elas, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.
No mundo contemporâneo as linguagens visuais ampliam-se, fazendo novas combinações e criando novas modalidades. São exemplos em que a imagem integra-se ao texto, som e espaço:

I Multimídia

II Performance

III Videoclipe

IV Museu virtual

Dos exemplos relacionados acima, constam dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental:

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

Na obra de Paul Klee, as curvas das pétalas desapareceram; ficaram as linhas retas, realçando a forma sem a preocupação em dar noção de perspectiva ou profundidade.

São novas abordagens de suporte tridimensional em arte contemporânea. Situações em que todos os sentidos podem ser mobilizados, onde surgem novos paradoxos. Assinale a alternativa correta.

Andy Warhol, artista norte-americano, utilizava-se dos conceitos da publicidade em suas obras, aproveitava-se de cores fortes, brilhantes e tintas acrílicas. Recriou a pop art, começando a serigrafar o cotidiano e os artigos de consumo.

A reprodução das latas de sopa Campbell é um exemplo desse trabalho. Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas, como:


As obras reproduzidas acima são representativas de um

importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de

Janeiro, em meados do século XX.

Esse movimento é identificado como

Leia o fragmento a seguir. “O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.” (BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.) Com base no fragmento, analise os trechos a seguir. I.“Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”. II.“A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”. III.“Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”. Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa. Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282