A Professora de Artes Visuais de uma escola pública disponibiliza para a turma diferentes reproduções imagéticas com a temática infantil de artistas consagrados da pintura, escultura e fotografia, de tempos e espaços diversos. Solicita a observação, a percepção e possíveis analogias, orienta, também, a análise plástica e a contextualização, enriquecendo o debate com informações sobre as imagens. Em seguida, estimula a realização de um projeto de trabalho que contemple o fazer artístico ressignificado.
Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve
A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte.
PORQUE
Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.
A esse respeito, conclui-se que
A respeito da criatividade, analise as afirmações abaixo.
I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.
II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.
III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.
IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.
Estão corretas as afirmações
A Arte Popular ressignificada contribui com poéticas expressivas, como: alegorias e adereços, tapeçaria, tecelagem, rendas e bordados, cestaria, cerâmica, gravura e escultura.
PORQUE
Foi categorizada como arte menor, alijada do panorama das Artes Visuais, ao longo da História da Arte.
A esse respeito, conclui-se que
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.
PORQUE
O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.
A esse respeito, conclui-se que
O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista
Relacione os movimentos que despontam no cenário artístico, na década de 60, à coluna à direita, que apresenta as propostas desses movimentos.
A relação correta é
Apresentar a poética simbólica presente na Animação e no Graffiti possibilita a reflexão sobre tempo e espaço, percepção e imaginação, além da curiosidade, pesquisa e ludicidade. A partir da apropriação dessas Linguagens Visuais nas práticas em sala de aula, possibilitam-se
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte introduzem um novo marco curricular identificando a área por Arte e reconhecendo seus conteúdos relacionados à cultura artística, com sentido e significações específicas da linguagem artística. Sendo assim, é de fundamental relevância para esse enfoque tratar o ensino de Arte como
São monumentos religiosos representantes da Arte Sacra em Salvador, tanto pela expressividade histórico-cultural, quanto pela qualidade estética, a(o)

Nessa perspectiva, quais os modos de produção imagética apropriados e ressignificados pelos meios tecnológicos presentes na Arte Contemporânea?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para o processo de avaliação em Artes Visuais, é necessário que se observem alguns critérios. Nessa perspectiva, analise os critérios a seguir.
I - Realizar fazeres artísticos por meio de poéticas pessoais.
II - Estabelecer relações entre o seu fazer artístico e o de outras pessoas, desprovidos de quaisquer ideias preconcebidas (artística, estética, ética e de gênero).
III - Identificar os elementos compositivos da Linguagem Visual, naturais e/ou fabricados.
IV - Conhecer e apreciar as produções artísticas com sensibilidade e cognição, criticidade e respeito à diversidade.
V - Valorizar a Memória e a Preservação do Patrimônio Cultural, Artístico e Ambiental, reconhecendo sua relevância como fonte de pesquisa.
Para avaliação em Arte, os PCN recomendam a adoção dos critérios
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte abordam a perspectiva da estratégia de trabalho com projetos e a relevância nas questões dialógicas entre os diferentes saberes. Essa abordagem favorece o(a)
A estética contemporânea apresenta em seu contexto uma sociedade que valoriza e preza o consumo, na qual a mídia atua como intermediária no processo de produção e apreciação de imagem. Cabe ao leitor questionar a intencionalidade dessas imagens e os valores éticos e estéticos veiculados pelas redes midiáticas. A reflexão acima faz referência à cultura