Qual das características relacionadas abaixo apresenta o modelo de gestão correspondente à administração pública gerencial?
Em relação à evolução da administração, julgue o item
A tentativa de implantação do modelo gerencial no Brasil surgiu em um contexto de superavit fiscal no final dos anos 1980, que levou à necessidade de rápidos investimentos por parte do Estado.
A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos. Essas três formas que se sucedem no tempo, sem que nenhuma delas fosse totalmente ignorada: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
A respeito da Administração Pública Gerencial, podemos afirmar:
Durante uma entrevista para uma renomada revista de negócios, o controller de uma companhia é questionado sobre a previsão de receita do ano. Sem saber a resposta, o entrevistado faz uma estimativa, baseando-se na receita do ano anterior, acrescentando 5% ao valor total.
Na situação apresentada, é possível perceber que o controller, ignorando a resposta do questionamento, foi vítima de uma armadilha psicológica conhecida por
Julgue o item subsequente, relativo à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social.
A Carta de Serviços ao Cidadão é um dos instrumentos de gestão que fortalece a transparência e o controle social.
O processo de abertura comercial no país, iniciado em 1990 com o governo Collor, teve dentre outras consequências a reavaliação do papel do Estado na economia, tornando necessária a implantação de um novo modelo de Administração Pública:
Julgue as afirmativas abaixo sobre os modelos de gestão pública. I. O Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, teve quatro modelos de gestão pública, sendo eles: reinado, patrimonialista, burocrático e gerencial também conhecido como nova gestão pública. II. O modelo patrimonialista surgiu na época colonial, perdurando até os anos de 1930 e caracterizou-se como um modelo em que não havia distinção entre o público e o privado. III. O modelo burocrático se consolidou na década de 30, tendo como base a racionalidade, a impessoalidade e a profissionalização e, dessa forma, foi muito eficiente. IV. A nova gestão pública começou a ser consolidada no Brasil em 1992, baseada em modelos já adotados por países como Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça e Austrália. V. A nova gestão pública é baseada na eficiência, adotando técnicas da administração privada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Julgue os próximos itens, referentes à governança no setor público.
Estruturas de governança servem para maximizar conflitos, alinhar ações e trazer mais segurança à instituição.
É característica da nova administração pública, exceto:
Em relação ao modelo de parcerias público-privadas, julgue o próximo item.
Nas parcerias público-privadas, o governo delega a operação mercantil ao setor privado, mas mantém as atividades de planejamento, monitoramento e regulação.
O empreendedorismo governamental tem origem na desconfiança da população na capacidade de a Administração Pública suprir satisfatoriamente as necessidades dos cidadãos, por meio do uso adequado dos recursos públicos.
As opções a seguir apresentam premissas e recomendações dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado, um dos fatores para a crise do Estado é o esgotamento da estratégia estatizante de intervenção do Estado. Nos países desenvolvidos, essa estratégia estatizante é simbolizada pelo Estado
Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública federal, julgue o item a seguir.
O princípio do planejamento refere-se ao estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que devem orientar a ação governamental, por meio, por exemplo, de programas globais, setoriais e regionais.
O modelo de administração pública gerencial inspirou-se na administração privada, mas manteve uma distinção fundamental, que é a defesa do interesse público. Dentro do modelo gerencial, a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão assume um papel muito importante. A respeito da temática “Atendimento ao cidadão", analise as afirmativas a seguir.
I - Para o adequado atendimento ao cidadão é necessário comunicar suas iniciativas aos servidores e aos usuários.
II - É importante realizar continuadamente pesquisas junto aos servidores públicos para detectar obstáculos e outros problemas que dificultem a melhoria dos serviços.
III - O gestor da área de atendimento ao cidadão deve identificar e diluir as eventuais resistências às mudanças explicando o objetivo do trabalho, motivando os servidores e mostrando a melhora no desempenho.
IV - É fundamental administrar interesses divergentes por meio de um processo de negociação, trocas e acordos.
As afirmativas consideradas corretas são
Com a reforma gerencial de 1995, houve a incorporação da qualidade e foi definida como: “a satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão". Quando este está satisfeito significa que os serviços têm qualidade, caso contrário os serviços precisam ser melhorados. Essas melhorias abrangem alguns aspectos.
Nesse contexto, marque a afirmativa incorreta: