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Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

Liderança é a função gerencial que:

Mapeamento de processos é uma das técnicas utilizadas quando se começa a executar a gestão por processos. A ferramenta adequada para esse mapeamento é o

Project Management Institute (PMI) é uma

Um resultado direto do processo de planejamento é:

Nos aspectos da teoria da motivação de Frederick Herzberg, são identificados dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. É CORRETO afirmar que os fatores higiênicos extrínsecos são representados por

Para que se possa obter os melhores resultados, a organização precisa de colaboradores

motivados para a realização do seu trabalho, sendo a motivação o combustível para a boa

produtividade da empresa. Uma das teorias de motivação indica que cada pessoa tende a

comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que

foi oferecido a pessoas semelhantes a ela. Ou seja, coloca ênfase na percepção pessoal do

indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização.

A Teoria descrita é a

A estrutura organizacional é o sistema de relações entre tarefas, subordinação e autoridade que

molda o trabalho de uma organização. O diagrama que apresenta todas as pessoas, cargos,

relações de subordinação e linhas de comunicação formal de um organização é o(a)

Entre as diferentes metodologias de avaliação de desempenho consagradas e comumente utilizadas pelas organizações públicas e privadas, destaca-se a Participativa por Objetivos, que tem, entre suas características,

Segundo Edgar Schein, cultura organizacional pode ser vista como um 'conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna' (apud, ROBINS. S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005). Nesse diapasão, entre os níveis fundamentais da cultura organizacional, os denominados pressupostos básicos correspondem

“É determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas. O comportamento (responsável ou não responsável) dos servidores públicos é consequência das atitudes e comportamento das próprias clientelas” (CAMPOS, 1990). A responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade é denominado de

Observe as proposições no que tange à Organização por equipes. I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos, aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada. Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens

Um hospital constatou um problema de atraso nas cirurgias. Algumas das suas causas foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e instalações. A diretora responsável pela qualidade dos serviços do hospital quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema do atraso nas cirurgias.

Para isso, a diretora deve utilizar a seguinte ferramenta:

Sobre o conceito de Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1.É uma força social que fornece energia para a mobilização dos membros de uma organização.

2.Reflete-se nos estilos de liderança, na linguagem, nos símbolos e nos procedimentos e rotinas.

3.Refere-se ao conjunto de artefatos tangíveis e comportamentos explícitos da organização.

Assinale a alternativa correta.

O conceito de clima organizacional está relacionado a fatores como liderança, satisfação, ética, motivação, desempenho e rotatividade, entre outros. Sobre esse conceito, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras V ou falsas F:

( ) É o conjunto de relações entre homem e máquina, que busca a melhoria das condições de trabalho por meio de métodos da tecnologia.

( ) Está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

( ) É o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebidas pelos membros da organização que influencia o seu comportamento.

( ) Representa o conjunto de regras impostas pela empresa, que influencia o comportamento de seus funcionários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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