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Na gestão profissional é comum ouvir que “o que se mede, melhora". Medir e avaliar pessoas é um dos assuntos mais delicados da gestão de pessoas.

A avaliação de desempenho tem como objetivos:

Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir.

Segundo a teoria das necessidades de Maslow, as

necessidades de autorrealização só se manifestam

depois que todas as demais são atendidas.

Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom" em determinado item da avaliação, recebe “bom" nos demais itens.

Essa distorção é conhecida como:

A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica"). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.

Tendo isso em vista, um método adequado seria:

Dificilmente o novo empregado ingressa na organização com todas as competências necessárias. E com o decorrer do tempo, novas competências podem ser importantes. Enquanto o treinamento está mais focalizado na capacitação de curto prazo, o desenvolvimento é mais orientado para ampliar as habilidades dos indivíduos no médio ou longo prazo. Após o levantamento de necessidades de treinamento, geralmente é elaborado um programa e, após sua implementação, o treinamento é avaliado.

Em relação à avaliação de treinamento, é correto afirmar que:

Em uma reunião para definição de metas de desempenho individual para 2018, um funcionário declarou ao chefe: “Quero mostrar que dou conta de atribuições complexas; gosto de metas desafiadoras e quero ser o melhor membro da equipe".

De acordo com as teorias de motivação, o funcionário apresenta, como necessidade predominante:

A relação da motivação com o comportamento e com o desempenho é estabelecida espontaneamente tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. A maioria dos autores considera a motivação humana como um processo psicológico estreitamente relacionado com o impulso ou com a tendência a realizar com persistência determinados comportamentos.

Sobre a motivação no trabalho, assinale a afirmativa incorreta.

Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação.

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação

e controle, julgue os próximos itens.

A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema

eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que

promova modificações quanto ao que está definido.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.

A aplicação das diferentes metodologias de avaliação de desempenho pode apresentar falhas, na maioria das vezes decorrentes de erros e distorções cometidos pelo avaliador. Uma dessas falhas é conhecida como efeito Halo, que corresponde a

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por

meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do

engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de

primeira linha.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

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