Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho
eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades
pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as
pessoas a perceberem a influência do líder em situações de
maior ou menor estabilidade.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
A área de RH passará a estratégica, se delimitar seu campo de atuação aos processos e funções clássicas do RH.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As transferências de pessoal dentro da organização, as promoções e os planos de carreira são modalidades de recrutamento interno.
Atualmente, o processo de gestão estratégica de pessoas tem como um dos principais objetivos sustentar o caminho das organizações na direção da visão, missão, objetivos estratégicos e valores organizacionais. Verifica-se, portanto, uma significativa mudança (na gestão de pessoas), passando de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica. É exemplo desse movimento:
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,
julgue os próximos itens.
Por meio da comunicação, a liderança exerce poder ao criar ou
reforçar uma realidade organizacional.
Um banco de investimentos quer melhorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos sob responsabilidade das diversas áreas funcionais, através da adoção de indicadores de desempenho. Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
O desafio da diversidade na atualidade faz que os valores organizacionais da gestão estejam fundamentados em uma cultura integrada, na oferta contínua de oportunidades e na liderança orientada ao desenvolvimento humano nas organizações.
A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de móveis quer adotar indicadores para avaliar o desempenho operacional dos processos sob responsabilidade da sua área. Seriam indicadores adequados, entre outros:
Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis
importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os
seguintes itens.
A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.
Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um
treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A
gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento
no nível dos recursos humanos.
Seria um indicador adequado:
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
A análise de Markov no planejamento estratégico de gestão de pessoas possibilita à organização identificar a demanda por novos empregados com base em uma análise do ambiente externo.
As novas lideranças no setor público passaram a lidar, devido ao realce do empreendedorismo governamental, com mais situações-problema adaptativas e, para lidar com tais situações, os líderes devem lançar mão de alguns princípios, entre os quais se inclui o princípio que consiste em
Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.
Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.