No que se refere à organização do trabalho pedagógico, é necessário atentar-se que:
I – As escolhas pedagógicas devem ser diversificadas, observando a organização estrita dos grupos por faixas etárias, uma vez que as crianças aprendem fundamentalmente com os adultos.
II – A função indissociável do cuidar e educar é finalidade da Educação Infantil, manifestando-se apenas nas rotinas dedicadas aos cuidados especialmente dos bebês.
III – A criança e suas diferentes formas de conhecer o mundo, o que envolve brincar, movimentar-se e expressar sentimentos, levam o(a) professor(a) a criar situações diversificadas que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de expressão.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos meios de viabilizar a escola democrática e de qualidade para todos.
Considere as seguintes afirmativas sobre o PPP.
I- deve contemplar a concepção sobre educação, conhecimento, avaliação e mobilidade escolar.
II- deve ser construído somente por professores.
III- deve contemplar as bases norteadoras da organização do trabalho pedagógico.
IV- não deve tratar do programa de formação continuada dos profissionais da educação
Estão corretas apenas as afirmativas:
O autor José Carlos Libâneo em sua obra “Didática” aborda, com preocupação, a atuação docente e os diferentes métodos de ensino da atualidade, fazendo uma explanação dos conceitos didáticos e das tendências pedagógicas. Ele afirma que a didática auxilia o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. De acordo com o autor, a Didática tem como objeto de estudo
Por muito tempo, a Pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento. O ensino, então, ganhou autonomia em relação à aprendizagem, criou seus próprios métodos e o processo de aprendizagem ficou relegado a segundo plano. Hoje, sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em última instância, sem aprendizagem o ensino não se realiza. A esse respeito, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.
Zabala (1998) sinaliza que o primeiro elemento a distinguir um método corresponde ao tipo de ordem em que as atividades são propostas.
Sobre as sequências de ensino / aprendizagem ou didáticas, é incorreto afirmar:
Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma causa para as dificuldades da relação professor-aluno e seus efeitos no processo de
ensino-aprendizagem.
De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:
I. A reconfiguração da prática pedagógica.
II. A abertura e plasticidade do currículo.
III. O exercício da coautoria de professores e alunos.
Quais estão corretas?
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno na Educação Infantil auxiliam e são necessários para os profissionais de Educação Infantil. Dentre os instrumentos existentes, temos a anamnese, que pode ser definida como:
Os princípios da aprendizagem passam por várias etapas, que vai do conhecimento gradual ao processo interativo. Nesse sentido, assinale a opção que representa o primeiro princípio da aprendizagem, o da Universalidade:
Segundo Perrenoud, habilidades como: conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos e trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem fazem parte de qual competência de referência?
No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Características da população brasileira” a ser trabalhada com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
Rangel (2005, p. 58) destaca o estudo como prática supervisora, o que requer do supervisor a “visão geral de fundamentos, princípios e conceitos do processo didático”.
Em relação ao estudo do processo didático e suas relações pela ação supervisora, é incorreto afirmar: